Mei ambient

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Populações tradicionais que habitam a floresta amazônica, como os seringueiros, e a várzea, como os ribeirinhos, estão ameaçadas pelo crescente desmatamento.  Elas dependem de recursos florestaiscomo madeira, castanha e borracha, entre outros, e de recursos pesqueiros para sua sobrevivência e também sua alimentação.  O extrativismo moderno, baseado na tecnologia e no manejo, permitem agregarvalor ao produto ainda na floresta, ou na margem do rio. 

Todos podem ganhar com a sustentabilidade: 

1. A comunidade local melhora a sua renda;
2. A sociedade como um todo cresce com umaeconomia fortalecida
3. Promove-se a manutenção do meio ambiente, aumentando nossa qualidade de vida.

MANEJO FLORESTAL

Na Amazônia, diversos proprietários de fazendas de gado e agriculturaainda vêem a reserva legal em sua área de floresta (que equivale a 80% do total da área) como um empecilho.  Mas, na verdade, ela constitui uma ótima oportunidade de aumento de renda. Diversosproprietários de terra têm buscado uma alternativa econômica para suas florestas e o sistema SIM pode ajudá-lo a melhorar sua renda sem destruir a floresta.

EXTRATIVISMO

O termo extrativismo, em geral éutilizado para designar toda atividade de coleta de produtos naturais, seja de origem mineral (exploração de minerais), animal (peles, carne, óleos), ou vegetal (madeiras, folhas, frutos...).
Há quemdiga que a "extração" significa qualquer forma de apropriação de recursos cuja ocorrência natural não tenha sido intencionalmente aumentada para fins de exploração. Esta definição incluiria o uso derecursos renováveis e não renováveis, sem levar em conta os níveis de utilização, quer sejam sustentáveis ou não.

O extrativismo na amazônia
O interesse econômico pela Amazônia despertou-se noséculo XVIII mediante a procura das chamadas "Drogas do Sertão", plantas medicinais, óleos, resinas, cacau, peles, peixes e carnes secas.
A ocupação da Amazônia foi motivada pelo extrativismo,...
tracking img