Medidas extremas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTEIRO DE DISCUSSÃO – MEDIDAS EXTREMAS Prof. Gilmar t. de Azevedo Fidelis
Nome: Jéssica Lorrany Soares Dutra Turma: 4º período.
1_ O que você acha da conduta do Dr. Guy Luthan ao encaminhar o policial, aparentemente estável, para a sala de cirurgia e não o assaltante que estava grave?
Ele estava num momento difícil de tomar decisões são aqueles momentos que somos pressionados atomar uma decisão imediata, porem não concordo com a atitude dele . Ele deixou a ética totalmente de lado e tomou sua decisão utilizando a moral.
1. Que critério ele usou para tomar a decisão?
Ele utilizou a moral, ele pensou em qual dos dois indivíduos sobrevivendo poderia trazer benefícios a sociedade. O policial era um homem trabalhador, tinha família, era um homem bom perante a sociedade.Ja o assaltante que teria atirado contra o policial , poderia a vir fazer isso com outras pessoas.
2.O que você acha da conduta do policial Stone que pede ao médico que faça procedimentos médicos no assaltante sem anestesia?
Ele foi totalmente desumano , por mais que seja errado o que o assaltante fez ele tem o direito de ser tratado como outra pessoal qualquer. Neste momento o policial Stonedeveria ter utilizado a empatia.
3. E sobre a enfermeira Jody? Seu argumento sobre a escolha feita pelo Dr. Luthan tem algum fundamento?
Sim. Naquele momento ela estava certa, e usou o argumento correto.
4. O que você faria?
Penso que teria feito a mesma coisa, pois o Dr. Luthan se esqueceu totalmente de usar a medicina para tomar sua decisão colocando em risco a vida de um paciente.
5. Na suaopinião por que o nome : MEDIDAS EXTREMAS?
Pelo fato mesmo das decisões que eles tinham que tomar, pelo fato do Dr. Myrink utilizar humanos em sua pesquisa cientifica como cobaias.
6. Quais são, para você, os maiores dilemas éticos vividos pelo ser humano na atualidade?
São mesmo os na área da saúde , tantos médicos e enfermeiros cometendo erros fatais , muitas das vezes por falta de atenção ,por estarem preocupados com suas próprias vidas em vez de se concentrarem com o seu trabalho. Vemos hoje uma absurdo atrás do outro.
2_ Defina segundo seus conhecimentos:
1. Ética.
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.2.Moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
3. Bioética.
A Bioética é uma ética aplicada, chamada também de “ética prática”, que visa dar conta dos conflitos e controvérsias morais implicados pelaspráticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde do ponto de vista de algum sistema de valores (chamado também de “ética”).
4.O que você acha da conduta do Dr. Myrink acerca das suas pesquisas científicas?
A intenção dele era boa , mas ele jamais deveria usar seres humanos como cobaias prejudicando não só a saúde deles mas também suas vidas.
5.E da posição deste cientista/médico em relação àpopulação de rua que lhe servia como grupo de experimento (cobaias)?
Ele estava totalmente errado, pois os moradores de rua também são seres humanos e também devem receber todo respeito.
6. Você acha válido o sacrifício de alguns para o bem estar de muitos? Fundamente sua posição.
De forma nenhuma . Porque se esses “ alguns” fossem da nossa família? Não iríamos querer o sacrifício deles.
7.Na sua opinião por que o nome : MEDIDAS EXTREMAS?
Pelo fato mesmo das decisões que eles tinham que tomar, pelo fato do Dr. Myrink utilizar humanos em sua pesquisa cientifica como cobaias.
8. Quais são, para você, os maiores dilemas éticos vividos pelo ser humano na atualidade?
São mesmo os na área da saúde , tantos médicos e enfermeiros cometendo erros fatais , muitas das vezes por falta de...
tracking img