: Medidas de massa, volume, temperatura e densidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 13 (3097 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Itajubá

Relatório de Química Experimental
(QUI-112)

Nomes / Matriculas | Paulo Inácio Vieira Loiola – 18957Ronan Koiti Sonobe – 18969Thales Eduardo Micoleti – 18972 |
Curso | Engenharia Elétrica - EEL |
Título | Experimento 01: Medidas de Massa, Volume, Temperatura e Densidade |
Data | 01/04/2010 |
Profa. Daniela Sachs |Resumo

O experimento realizado sobre titulação mostrou o comportamento das substâncias quando neutralizadas, indicando mudança de coloração quando corretamente feitas.
Os experimentos foram realizados com um controle de tempo e foram tabelados todos os valores para que posteriormente gráficosfossem traçados.

Introdução

Os experimentos foram realizados com envolvimento de grandezas distintas como temperatura, massa, volume e densidade. A partir dessas grandezas foram obtidos os dados experimentais e foram comparados com dados padrão (SI) para obter métodos confiáveis para executar as medidas. Alem disso determinar a relação entre as grandezas.
Também, foram estabelecidosmétodos para executar as medições, pois cada substancia possue diferente comportamento, como reagem com água sofre oxidação facilmente etc.
As técnicas empregadas para as medidas foram varias como: estado físico e comportamento das substancias, por exemplo, os líquidos foram medidos com utilização da proveta para determinar o volume, caso dos sólidos o qual seu volume foi determinado comdeslocamento de um líquido.
Devido à importância das medidas foram estabelecidas as informações sobre alguns fenômenos e fórmulas.

Os experimentos foram realizados envolvendo alguns comportamentos físicos das substancias como temperatura e densidade em amostras de água, álcool, madeira e ferro em diferentes condições e quantidades.
Nos experimentos que envolveram temperatura como parte docritério de análise foi utilizado termômetro, bico de bunsen e algumas vidrarias. Para os de determinação da massa foram utilizadas balanças analíticas e semi analíticas, dependendo da necessidade de precisão da medida.
O primeiro experimento foi realizado a fim de analisar o comportamento do fenômeno chamado equilíbrio térmico cujo embasamento teórico consiste na transferência de calor com maiortemperatura para o de menor temperatura ate obter uma igualdade térmica.
Já o segundo experimento, o intuito era de calcular a densidade de diferentes materiais, através de medições de volume e massa, dada a formula D=m/v [g/cm3].





Materiais utilizados

* Termômetro (graduado em 0,1℃)
* Béquer de 600 mL (graduado em 50 mL)
* Proveta de 10 mL (graduado em 0,1 mL)
*Proveta de 100 mL (graduado em 1 ml)
* Balança semi-analitica (precisão de 0,01g)
* Balança analítica de prato único (BIOPRECISA – modelo: FA2104N - precisão de 0,0001g)
* Picnômetro de 50,0 mL
* Bico de gás (bico de Bunsen)
* Tela de amianto
* Tripé
* Bastão de vidro
* Água de torneira
* Gelo
* Pregos de metais
* Álcool etílico
* Pedaço demadeira
* Régua (graduado em milímetro)
* Cronômetro

Métodos dos experimentos

a. Medidas de temperatura:
a. Foram obtidas três amostras de água de torneira (massas quaisquer) e foi medida a temperatura até primeira casa decimal e o bulbo do termômetro permaneceu totalmente imerso na água, imóvel e sem tocar nas paredes do recipiente. - Figura 1.
b. Foram colocados200 mL da água de torneira no béquer de 600 mL e foi aquecido com utilização de bico de Bunsen até atingir 50℃. Após o aquecimento foi adicionado três cubo de gelo e agitado com bastão de vidro. A seguir, a cada intervalo de tempo a temperatura da mistura foi medida ate atingir o equilibrio termico. - Figura 2.

Figura 1:
Amostra de água 3

Amostra de água 2

Amostra de água 1...
tracking img