Miscibilidade e solubilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 )Assunto:
Densidade

2 )Objetivo:
Determinar a densidade de amostras sólidas e líquidas

3 )Introdução

3.1 )Densidade

3.1.1)Conceito principal:
Densidade como conceito é uma das propriedades dos sólidos, dos líquidos e inclusive a medida do grau de compactação de um material: sua densidade. A densidade é uma medida de quanto material se encontra comprimido num espaço determinado;em termos mais técnicos; densidade é a quantidade de massa por unidade de volume.

3.1.2 )Na Física:
No estudo da física, muitos alunos apresentam dificuldades em diferenciar densidade de massa específica. De fato, é um pouco difícil, pois ambas são determinadas pela mesma equação. O que difere densidade de massa específica é que densidade leva em conta o volume total de um corpo, seja ele ocoou maciço, já a massa específica leva em consideração somente a parte maciça. Pois bem, vamos às definições.
Em física, definimos a densidade de um corpo (ou objeto) como sendo a razão entre sua massa e seu volume. Por exemplo, para sabermos a densidade de um tijolo, basta sabermos a sua massa total e seu volume total. Matematicamente, temos:

Na equação acima temos:
d– representa a densidadem – representa a massa do corpo (ou objeto)
V – representa o volume
De acordo com a definição dada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida de densidade é o kg/m3 (quilograma por metro cúbico). Sendo assim, podemos concluir que o cálculo da densidade de um objeto só depende de sua massa total e de seu volume. Por exemplo, podemos efetuar a medida da densidade de um peixe,de uma fruta ou de um livro.
Temos que ficar atentos para um fato muito interessante, onde objetos com a mesma forma e mesma dimensão, mas produzidos, isto é, feitos com materiais diferentes, possuem massas e densidades diferentes.
Por outro lado, na física, definimos a massa específica de uma substância como sendo a massa por unidade de volume dessa substância. Nesse caso, nos interessasomente a massa desse objeto. Por exemplo, supondo que temos um tijolo furado, para sabermos a massa específica dele, temos que primeiramente determinar qual é sua massa e o volume da parte maciça, isto é, o volume do tijolo menos o volume da parte oca. Matematicamente, temos:

Sendo que:
ρ – representa a massa específica
m – representa a massa
V – representa o volume da parte maciça
Analogamente,no SI (Sistema Internacional de Unidades) a unidade de medida da massa específica é kg/m3 (quilograma por metro cúbico).

3.1.3)Na Química:
A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância. Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma:

Matematicamente, a expressão usada para calcular a densidade é dada por:

A unidade de densidadeno SI é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, costuma ser expressa em gramas por litro (g/L).
Conforme se observa na expressão matemática da densidade, ela é inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maiorserá a densidade. Para entendermos como isso se dá na prática, pense, por exemplo, na seguinte questão: o que pesa mais, 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão?
Na realidade, eles possuem a mesma massa, portanto, o “peso” deles é o mesmo. Porém, a diferença consiste na densidade, pois 1 kg de chumbo se concentra em um volume muito menor que 1 kg de algodão. A densidade do algodão é pequena, porque suamassa se espalha em um grande volume.
Desse modo, vemos que a densidade de cada material depende do volume por ele ocupado. E o volume é uma grandeza física que varia com a temperatura e a pressão. Isso significa que, consequentemente ente, a densidade também dependerá da temperatura e da pressão do material.
Um exemplo que nos mostra isso é a água. Quando a água está sob a temperatura de...
tracking img