Medidas de densidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
N
o intuído de corroborar de forma experimental conceitos teóricos sobre análises laboratoriais – mais precisamente, verificar a existência de possíveis erros na medida de volumes e, através dosresultados, relacionar a importância destas técnicas no dia a dia em trabalhos laboratoriais.
Para tal realizou-se um experimento constituído a partir da aferição da massa de um fluido conhecido (água),com diferentes instrumentos – proveta, pipeta volumétrica e bureta – onde, teoricamente são conhecidos por apresentarem precisões distintas. Também foram usadas balanças semianalítica e analítica,tubos de ensaio e termômetro para o desenvolvimento de todo o projeto.
O primeiro passo foi aferir as massas dos tubos de ensaio, em seguida com o termômetro foi medio a temperatura do fluído. Com aproveta, pipeta e bureta foram coletadas quinze amostra sendo cinco de cada instrumento respectivamente. Após cada coleta despejou-se o fluido nos tubos de ensaio. O valor esperado era de 10 ml em cadaamostra. Uma vez sabido as massas dos tubos de ensaio, faltava-se as massas do fluído em cada tubo que, foi obtido através da subtração do valor total ( tubo mais água) pelo primeiro valor aferido (tubo vazio ) resultado desta operação mostra a massa do fluído.
Como foi estimado que a bureta era o equipamento com a maior precisão , foi conciliado então, nas análises com ela, o uso de umabalança com uma grande precisão também: balança analítica que é capaz de verificar quatro casas depois da virgula e, para proveta e pipeta graduada usou-se balança semi analítica que verifica duas casasapós a virgula.
Com todos os dados recolhidos foi possível apresentar uma tabela e confrontar de fato a teoria com a prática aplicada. Sabendo a massa da água em cada tudo de ensaio e sabendo a suadensidade pode-se constatar o volume real contido em cada tubo. Veja as tabelas na pag. 2 e 3.
Para determinar o volume real, foi manipulado a formula que trata da...
tracking img