Comunicacao empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Depois de criar um dos maiores grupos empresariais do país, raul randon multiplica empreendimentos na agropecuária e adota um sistema peculiar de gestão em família

20 de dezembro de 2011 reportagem de Greta Mello - REVISTA AMANHÃ.

Fundar uma das maiores empresas da América Latina não foi suficiente para Raul Randon. Catarinense radicado em Caxias do Sul (RS), o empresário de 82 anos éresponsável pela construção de um colosso no mercado de implementos rodoviários – mas nem por isso se dá por satisfeito. Há cerca de 30 anos, ele vem ampliando sua atuação para muito além das autoestradas. Tudo em nome de uma sábia e antiga máxima: jamais colocar todos os ovos em um único cesto.

É uma cartilha que Raul segue com devoção. Além do conglomerado de empresas no segmento de veículos, eleatua nos ramos de maçã, vinho, queijo, carne suína e grãos. Os empreendimentos são numerosos e variados – e, segundo Raul, nasceram ao natural, sem qualquer tipo de planejamento prévio. “Uma coisa puxa a outra”, explica. Alexandre Randon, o segundo dos cinco filhos de Raul e Nilva, sintetiza a vocação do pai: “Ele gosta de inventar e fazer coisas novas”.

A diversificação começou em 1979, quandoa Randon já estava consolidada no mercado de veículos. Raul começou investindo em reflorestamento, como forma de pleitear incentivos fiscais ao setor. Logo, tomou gosto pelo agronegócio – e assim nasceu a Randon Agrosilvipastoril, mais conhecida como Rasip. Considerada uma das principais produtoras de maçãs do país, a empresa é especializada nas variedades do grupo Gala e Fuji. Em 2010, foramprocessadas 48 mil toneladas da fruta, 10% destinados à exportação. Além disso, a Rasip é pioneira e líder na produção e comercialização do queijo tipo grana Gran Formaggio e derivados – creme de leite, manteiga e queijo ralado. Só em 2010, a companhia processou 25 mil litros de leite por dia, dando origem a 650 toneladas de queijo. Na produção de uvas, a Rasip se concentra nas variedades viníferas.O investimento em vinhos, por sinal, foi resultado de um desses impulsos que, volta e meia, levam Raul a buscar o novo. Às vésperas de completar bodas de ouro com sua esposa, Nilva, ele teve a ideia de produzir uma bebida especialmente para a festa. Com a ajuda da família Miolo, tradicional produtora de espumantes da serra gaúcha, surgiu o vinho RAR – das iniciais Raul Anselmo Randon. Em poucotempo, o empreendimento colecionava prêmios nacionais e internacionais. As variedades são Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Chardonnay, Gewurztraminer, Pinot Gris e Viognier.

Já a produção de queijos nasceu da sugestão de um amigo italiano. Apreciador da iguaria, Raul decidiu criar um produto diferenciado, que não existisse no Brasil. Embarcou para a Itália, onde conheceu os segredos defabricação do Gran Formaggio. De lá, trouxe especialistas e dois aviões de vacas holandesas. Foi assim que, em 1996, o empresário montou a primeira fábrica de queijo Grana da América Latina. Com o queijo em produção, no entanto, surgiu um problema. “O soro que sobrava da fabricação é muito poluente, então o descarte era complicado”, recorda Randon. Mas a complicação logo se tornou uma oportunidade:“Já que os porcos se alimentam desse soro, resolvi investir no segmento de carne suína”. Hoje, Raul cria cerca de 5 mil suínos, fornecendo carne à BrasilFoods, uma das maiores empresas do setor.

Nasce um administrador

Desde a infância em Tangará (SC), Raul Anselmo Randon já dava mostras de espírito empreendedor. Aos 7 anos, ele colhia frutas no quintal de sua casa – como tantos outrosmeninos de sua idade. Mas o futuro empresário ia além da simples brincadeira e vendia a “colheita” à tia materna. Quando Raul tinha 9 anos, a família se mudou para Caxias do Sul. Lá, Abramo Randon, pai de Raul, montou uma ferraria onde o filho trabalharia durante quatro anos. Em 1949, depois de servir no exército, Raul teve de fazer uma escolha que mudaria o rumo de sua vida. Havia duas opções:...
tracking img