Medicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Problema 1 – Eletrofisiologia

“(...) O primeiro anestésico local introduzido na prática médica foi a cocaína. Este composto foi originalmente isolado das folhas da coca em 1860 pelo médicoalemão Albert Niemann. Conforme o costume dos farmacologistas de seu tempo, Niemann testou o novo composto e descobriu que causava dormência em sua língua. Logo, foi descoberto que a cocaína tinhapropriedades tóxicas e que causava dependência química. (...) A busca por um substituto sintético adequado para a cocaína levou ao desenvolvimento da lidocaína, que é agora o anestésico local maislargamente utilizado. (...)”
A lidocaína e outros anestésicos locais bloqueiam temporariamente a geração de potencias de ação nos axônios da área onde a anestesia é desejada.


1. Descrever comauxílio da figura abaixo como ocorre o potencial de ação


2. Explicar como as sinapses químicas são responsáveis pela propagação do potencial de ação entre os neurônios
Problema 2 - Sistemasomatossensorial

As informações sensoriais da pele, designadas como superficiais ou cutâneas, incluem o tato, a dor e a temperatura. O sentido do tato e o sentido da dor, categorias distintas desensação somática, envolvem diferentes receptores, vias axonais e regiões encefálicas. O modo distinto de organização dessas, originam variações clínicas importantes decorrentes de lesões do sistemanervoso central.
Com base na figura abaixo que mostra as principais vias ascendentes das sensações corporais, responda as seguintes questões:


1. Relacionar as vias identificadas com ostipos de informações transmitidas.


2. Descrever as prováveis perdas sensoriais em um paciente que sofreu lesão em nível de bulbo e um outro que teve hemissecção de medula direita. Justifique.Problema 3 - Sono e vigília

Todos os dias, cada um de nós apresenta variações da consciência, que estão além da explicação da neurociência, acordamos e adormecemos. O sono não é um estado...
tracking img