Mecanismos de defesa do ego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OS MECANISMOS DE DEFESA SÃO PROCESSOS PSÍQUICOS, PELO QUAL O NOSSO  EGO  SE UTILIZA PARA SOLUCIONAR  OS CONFLITOS MENTAIS. ISTO ACONTECE QUANDO UM DETERMINADO PENSAMENTO,  IDÉIA,EMOÇÃO , AFETO, OU A PERCEPÇÃO DE ALGO, PRODUZ UM SENTIMENTO DE ANSIEDADE NO NOSSO EGO. DAÍ, A FIM DE SOLUCIONAR ESSE CONFLITO E AFASTAR ESSE SENTIMENTO DE ANSIEDADE, O EGO CRIA CERTOS MECANISMOS QUE O AUXILIAM A FAZERISSO.
ESSES MECANISMOS QUE ELE CRIA, PODEM SER ÚTEIS PARA NÓS A FIM DE QUE ELABOREMOS ESSAS IDÉIAS, ATÉ QUE ELA ESTEJA TOTALMENE RESOLVIDA. POREM, QUANDO UTILIZADAS EM EXCESSO, PODEM TRAZER  UMA DISTORÇÃO DA REALIDADE, ALÉM DE ALGUNS SINTOMAS  DE NEUROSE, UMA VEZ QUE ELES GERAM UM GASTO DE ENERGIA PSIQUICA.
ELES SÃO:
REPRESSÃO: UM DOS MECANISMOS DE DEFESA MAIS COMUNS. CONSISTE NA TENTATIVA DEAFASTAR  UM CERTO PENSAMENTO,  AFETO, IDÉIA OU PERCEPÇÃO DA CONSCIÊNCIA OU MESMO, TENTAR IMPEDIR QUE ELE VENHA À ESTA.
TEM UM PONTO POSITIVO QUE É O DE MANTER, POR UM BREVE PERÍODO, A TRANQUILIDADE MENTAL.
 O SEU PONTO NEGATIVO É QUE ESTE É O PRINCIPAL MECANISMO QUE FAZ ORIGINAR CERTOS TRANSTORNOS DA NEUROSE, COMO DEPRESSÃO, HISTERIA, OU TOC. OUTROS SINTOMAS PSICOSSOMÁTICOS COMO ASMA, ARTRITE OUULCERA, TAMBÉM ESTÃO RELACIONADOS COM ESTE MECANISMO DE DEFESA.
EX:  PARA EXEMPLIFICAR ESSE MECANISMO, E DEMONSTRAR UMA DAS FORMAS DE COMO ELE OCORRE  EM NOSSA MENTE, VOU PEGAR A CITAÇÃO DE UMA HISTÓRIA CHAMADA “DREAM” DE UM FAN FIC DO CREPUSCULO.
“Por que ele demorava tanto? Parecia querer brincar com os meus sentimentos. Não. Ele não faria isso. Não poderia. Sacudi a cabeça a fim de espantar ereprimir esse pensamento.”
NO CASO, A PERSONAGEM NÃO QUERIA ACEITAR A IDÉIA DO PORQUE O SEU AMADO ESTAVA DEMORANDO E PARA REPRIMIR ESTE SENTIMENTO, ABANOU A CABEÇA. ISTO É REPRESSÃO.
 
NEGAÇÃO: É A TENDÊNCIA QUE TEMOS DE  TENTAR NEGAR NA CONSCIÊNCIA ALGUM SENTIMENTO, IDÉIA OU EMOÇÃO  QUE  AMEAÇA O EGO.  PODE ACONTECER TAMBEM  DE, NUM MOMENTO DEPOIS O ACONTECIMENTO, LEMBRARMOS DELE DE UMA FORMARETORCIDA OU INCORRETA.
SEU PONTO POSITIVO  (SE É QUE PODE CHAMA-LO ASSIM), É QUE ENGANANDO A NÓS MESMOS, LEMBRAMOS OU RACIONALIZAMOS ALGO CONFLITANTE, DE UMA FORMA MAIS SUPORTÁVEL PARA NÓS MESMOS.
NO ENTANTO, O PONTO NEGATIVO É QUE COM ELE, PODEMOS DISTORCER A REALIDADE, CAUSANDO A NÓS MESMOS, UMA ALIENAÇÃO MENTAL.
EX:  FREUD CITOU DARWIN PARA EXEMPLIFICAR ESSE MECANISMO DA NEGAÇÃO, ONDE OBIÓLOGO, EM SUA AUTOBIOGRAFIA, RELATOU QUE SEMPRE ANOTAVA UMA IDÉIA QUE SE OPUNHA AOS RESULTADOS DE SUA TEORIA, UMA VEZ QUE A ESSAS IDÉIAS FUGIAM DE SUA MEMÓRIA COM MUITO MAIS FACILIDADE DO QUE AS QUE CONFIRMAVAM  SUA TEORIA. OU SEJA, PELA NEGAÇÃO, O INCONSCIENTE ESQUECIA  AS IDÉIAS CONFLITANTES, DE FORMA A DIFICULTAR O ACESSO À ELAS, E MANTER A TANTO A ESTABILIDADE  MENTAL, QUANTO A DE SUA TEORIA. UM OUTRO EXEMPLO DISSO ACONTECE POR EXEMPLO QUANDO RECEBEMOS A NOTICIA DE QUE ALGUÉM QUE GOSTAMOS MORREU. UMA DE NOSSAS PRIMEIRAS RESPOSTAS MAIS COMUNS É DIZER “NÃO!!!” OU “MENTIRA!” COMO UMA TENTATIVA DE NEGAR A NOS MESMOS QUE AQUELA PESSOA AMADA MORREU.
 
RACIONALIZAÇÃO: É O PROCESSO ONDE TENTARMOS ACHAR MOTIVOS RACIONAIS E ACEITÁVEIS PARA SITUAÇÕES INACEITÁVEIS E ANGUSTIANTES.  A PESSOA SEUTILIZA DESSA RACIONALIZAÇÃO A FIM DE JUSTIFICAR O SEU ATO OU COMPORTAMENTO, QUE NA VERDADE É INACEITÁVEL PARA ELA OU PARA OS OUTROS.
OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS SÃO OS MESMOS DO MECANISMO DA NEGAÇÃO, OU SEJA, POSITIVO PORQUE RACIONALIZANDO, ENGANAMOS A NOS MESMOS E ACEITAMOS FAZER ALGO QUE  EM CONDIÇÕES NORMAIS NOS TRARIAM ANGUSTIA OU ANSIEDADE. NEGATIVO, POR QUE DISTORCE A REALIDADE, E QUANDOUTILIZADA EM EXCESSO, TAMBÉM CAUSA UMA ALIENAÇÃO MENTAL.
EX: UM PAI, QUE TOMA UMA MEDIDA DRASTICA E ABUSIVA CONTRA O FILHO E JUSTIFICA “FAÇO ISSO PARA O SEU BEM”
 
FORMAÇÃO REATIVA: PROCESSO PELO QUAL TENDEMOS  A FAZER ALGO QUE É EXATAMENTE O OPOSTO DAQUILO QUE DESEJAMOS. ISSO ACONTECE, PORQUE O QUE QUEREMOS FAZER OU SENTIMOS, NÃO É BEM ACETO POR NÓS OU PELA SOCIEDADE E DAÍ, A FIM DE...
tracking img