Mecanismo de defesa do ego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mecanismo de Defesa do Ego
O Ego existe porque são necessárias transações apropriadas com o mundo objetivo da realidade.O Ego opera pelo principio da realidade. Para realizar suas funções, isto é,procurar satisfazer objetivamente as necessidades do id, o ego tem o controle de todas as funções cognitivas como perceber, pensar, planejar e decidir. o ego protege a persnalidade contra a ameaçaruim. para isso, utiliza-se dos chamados mecanismos de defesa que se caracterizam por operações mentais que têm por finalidade reduzir as tensões psiquicas internas(angústias).

Identificacão-é acapacidade de ocupar lugares e posições psisiquicas diferentes.em outras palavras, o individuo se identificado com o outro(pessoa ou objeto), cria internamente uma imagem ou fantasia e projeta isso parafora de si identificando-se com essa fantasia, construindo uma outra realidade psisiquica. As figuras de identificação da infância são os pais, idealizados e existindo interiorizados na própria criança.O crescimento exige que ao deixar de ser criança o adolescente se autonomize, procurando modelos jovens de identificação As novas capacidades intelectuais do pensamento abstracto serão a base de uminteresse filosófico, de uma reflexão sobre o mundo envolvente e de uma construção de valores.


Racionalização-é o processo de achar motivos lógicos e racionais aceitaveis para pensamentos e açõesinaceitaveis. é o processo através do qual uma pessoa apresenta uma explicação que é logicamente consistente ou eticamente aceitável para uma atitude, ação, idéia ou sentmento que causaangústia.usa-se a racionalização para justificar comportamentos quando, na realidade, as razões para esses atos não são recomedáveis. Envolve a capacidade de perceber as diferenças, de individualizar as coisas. " Sóestou fazendo isto para seu próprio bem" (mas quero que você sofra um pouco)

Sublimação- na impossibilidade de realização de um desejo, encontra um substituto aceitael por meio do qual pode se...
tracking img