Mecanica dos solos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÂO

As partículas sedimentares apresentam dimensões com variabilidade muito elevada. Na Natureza encontram-se depósitos sedimentares constituídos por elementos com decímetros a metros de diâmetro (como nas moreias glaciárias), até sedimentos compostos por partículas extremamente pequenas, da ordem de alguns micra (como se verifica nas argilas dos grandes fundos oceânicos). Por vezes, aheterogeneidade da dimensão das partículas que constituem um depósito é extremamente elevada, coexistindo elementos com metros de diâmetro numa matriz de partículas pequenas (como nos depósitos formados por alguns fluxos detríticos).

A análise das dimensões das partículas é importante, pois permite deduzir indicações preciosas, entre outras, sobre a proveniência (designadamente sobre adisponibilidade de determinados tipos de partículas e sobre as rochas que lhes deram origem), sobre o transporte (utilizando, por exemplo, o conceito de maturidade textural) e a resistência das partículas, segundo a sua composição, à abrasão e à alteração química, e sobre os ambientes deposicionais. Além disso, permite-nos o correto dimensionamento de equipamentos destinados ao seu transporte,beneficiamento, armazenamento e aplicação.

A determinação do tamanho das partículas e suas respectivas porcentagens de ocorrência permitem obter a função distribuição de partículas do solo e que é denominada distribuição granulométrica. Essa determinação é feita através da análise granulométrica, a qual consiste na determinação das dimensões das partículas que constituem as amostras e no tratamentoestatístico dessa informação. Basicamente, o que é necessário fazer, é determinar as dimensões das partículas individuais e estudar a sua distribuição, quer pelo peso de cada classe dimensional considerada, quer pelo seu volume, quer ainda pelo número de partículas integradas em cada classe. Na realidade, estas três formas têm sido utilizadas.

Os problemas relacionados com a análise granulométricacomeçam logo com a escolha do método a utilizar. Por um lado, é questionável se se deve utilizar, para cada fração granulométrica, o número de partículas aí presentes ou o peso dessas partículas. Existem várias tentativas de relacionar estas duas quantidades, mas, como seria de esperar, a aplicação das expressões empíricas que têm sido propostas não funcionam na realidade, ou cometem grandes erros. Bastaconsiderar que existe, nas partículas sedimentares, grande variabilidade de formas e de densidades, para se concluir que qualquer expressão relacionando número e peso está condenado ao fracasso.

CARACTERIZAÇÃO

O termo Caracterização é utilizado em Geotécnica para identificar um grupo de ensaios que visam obter algumas características básicas dos solos com o objetivo de avaliar a suaaplicabilidade nas obras de terra. São muito utilizados no início dos estudos, como por exemplo, em campanhas de campo para pesquisa de potenciais jazidas de argila, cascalho ou areia. A determinação do Peso Específico Real dos Grãos fornece uma idéia sobre a mineralogia do material e possibilita cálculos que correlacionam vários parâmetros do solo. Outro ensaio é o de Granulometria o qual é composto peloPeneiramento, para solos granulares, e pelo Ensaio de Sedimentação, quando o solo é coesivo. Com isso pode-se obter a curva granulométrica da amostra. Concluindo os ensaios desse grupo têem-se o Limite de plasticidade e o Limite de liquidez onde, limite de plasticidade é o teor de umidade abaixo do qual o solo passa do estado plástico para o estado semi-sólido, ou seja, ele perde a capacidade deser moldado e passa a ficar quebradiço e limite de liquidez é o teor em água acima do qual o solo adquire o comportamento de um líquido.

O solo é um material constituído por partículas sólidas e pelo espaço (vazios) entre elas, que pode estar preenchido por água ou ar. Constitui assim um sistema de três fases: sólida, liquida e gasosa. A fase sólida é constituída por grãos minerais, com ou sem...
tracking img