Dificuldade na aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dificuldade na Aprendizagem

Durante a leitura do texto Psicologia Reflexão e Crítica foi possível observar o quão verdadeiras e intensas são as informações encontradas nele: a relação entre pais e filhos ( pais que não se envolvem e os que cobram demais ), o abandono da escola e suas consequências ( sub-emprego e o risco de inclusão em grupos marginalizados ), entre outras. Podendoenfatizar o quanto é importante o relacionamento dos alunos com seus respectivos pais, para um bom desenvolvimento na aprendizagem.
Muitas crianças são alheias aos próprios deveres como estudante pelo fato de elas simplesmente serem “jogadas em uma escola”, como mercadorias que estão ocupando muito espaço dentro de suas casas e na vida de seus pais e/ou responsáveis; muitos são os que esperamcom uma grande ansiedade, pelo tempo em que seus filhos completem a idade necessária para o começo da vida escolar; interessados apenas em conseguir um tempo livre das crianças pelas quais eles são inteiramente responsáveis... ao menos deveria ser. Em muitos casos, quando as crianças chegam em casa, depois de um turno na escola, considerado algumas vezes como “muito tempo” sem a presença da famíliaa qual pertence, nem ao menos ganham um abraço e/ou um sorriso, ou qualquer outra prova de carinho, amor, saudade...Muitos são recebidos com frases do tipo: _ Já chegou?! ( e ainda com a expressão de decepção por parte de quem as fala ).
Pode-se dizer que situações desse tipo provocam sentimento de repúdio por parte dos alunos, quando eles começam a ver a escola como um depósito onde elessão descartados por seus parentes, quando deveria ser visto como um lugar agradável, onde deve-se ter orientações sobre educação e respeito, entre outros valores.
Entretanto, existem casos de dificuldades na aprendizagem, relacionados ao método de ensino usado na escola; com a falta de um olhar mais profundo por parte dos professores e dos demais responsáveis pela educação escolar. Nemsempre o aluno é visto como um ser humano, como um indivíduo; mas sim como um ser mecanizado que faz parte de um grupo que tem que aprender. Mas é claro que existem escolas e educadores preocupadas com o aluno, em todos os sentidos; do contrário não haveriam textos informativos, sobre as dificuldades na aprendizagem.
Apesar de o sistema educacional ter mudado, as dificuldades encontradas entreos alunos
continuam grandes; pode-se dizer que são encontradas em proporções maiores do que as de vinte ou quinze anos atrás. Foram eliminadas as reprovações em alguns anos do ensino fundamental para que os alunos não ficassem desmotivados por causa das reprovações e no entanto aprova-se alunos sem condições de fazer bem o ano seguinte, motivando de certa forma a não estudar como se deve. Assimos anos avançam, a idade aumenta e o aluno chega ao terceiro ano e é reprovado, reprovado e reprovado; pois chegou sem condições de chegar. Ou então... ele é aprovado e passa para o quarto ano, mas no quinto ano ele é reprovado, reprovado e reprovado. Especialmente na rede pública, onde as salas de aulas geralmente são mais cheias de alunos com baixas condições financeiras, precisando trabalharcedo para ajudar os pais e deixam a escola sem saber o mínimo que deveria para arrumar um bom emprego. Nessa busca frustrada ele pode encontrar-se diante da falta de vontade de voltar à escola, se entregando muitas vezes a uma vida marginalizada. É claro que existem as famílias que prezam pelos estudos em primeiro lugar e mesmo tendo uma situação financeira prejudicada, não permitem que seus filhosdeixem de frequentar à escola, por pensar na educação como provedora da cidadania e de uma profissão promissora, mesmo ao longo prazo. Pode-se então fazer relação entre os aspectos sociais e econômicos e o interesse para continuar ou não continuar estudando.
O primeiro lugar onde o interesse pela educação, em suas diversas categorias, deve ser desenvolvido é no ambiente familiar. A...
tracking img