Meanica quantica

4430 palavras 18 páginas
A mecânica quântica é a teoria física que obtém sucesso no estudo dos sistemas físicos cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atômica, tais como moléculas[->0], átomos[->1], elétrons[->2], prótons[->3] e de outras partículas subatômicas[->4], muito embora também possa descrever fenômenos macroscópicos em diversos casos. A Mecânica Quântica é um ramo fundamental da física[->5] com vasta aplicação. A teoria quântica fornece descrições precisas para muitos fenômenos previamente inexplicados tais como a radiação de corpo negro[->6] e as órbitas estáveis do elétron[->7]. Apesar de na maioria dos casos a Mecânica Quântica ser relevante para descrever sistemas microscópicos, os seus efeitos específicos não são somente perceptíveis em tal escala. Por exemplo, a explicação de fenômenos macroscópicos como a super fluidez[->8] e a supercondutividade[->9] só é possível se considerarmos que o comportamento microscópico da matéria é quântico. A quantidade característica da teoria, que determina quando ela é necessária para a descrição de um fenômeno, é a chamada constante de Planck[->10], que tem dimensão de momento angular[->11] ou, equivalentemente, de ação[->12].
A mecânica quântica recebe esse nome por prever um fenômeno bastante conhecido dos físicos: a quantização[->13]. No caso dos estados ligados[->14] (por exemplo, um elétron orbitando em torno de um núcleo positivo) a Mecânica Quântica prevê que a energia (do elétron) deve ser quantizada. Este fenômeno é completamente alheio ao que prevê a teoria clássica[->15].
Índice[esconder] · 1 Um panorama 2 O conceito de estado na mecânica quântica · 2.1 A representação do estado· 3 Primeiros fundamentos matemáticos · 3.1 Vetores e espaços vetoriais 3.2 Os operadores na mecânica quântica 3.3 O problema de autovalor e autovetor 3.4 O significado físico dos operadores, seus autovetores e autovalores· 4 Aspectos históricos 5 Princípios 6 Conclusões 7 Formalismos 8 Referências 9 Bibliografia 10 Ver

Relacionados