Meabolismo de Lipídios

4097 palavras 17 páginas
Relatório referente ao ---------.”
Aluno: ------------
Turma: ---------
Tutora: -----------
Grupo: ------------

Faculdade de Medicina

21 de novembro de 2013.
Diversos compostos químicos nos alimentos e no organismo são classificados como lipídios. Entre eles se encontram gordura neutra, uma união dos seguintes três: triglicerídeos (95%), diglicerídeos e glicerídeos (5%); fosfatolipídios, colesterol, e alguns tipos de menor importância. Quimicamente, a parte lipídica básica dos triglicerídeos e dos fosfolipídios é formada por ácidos graxos, que são, simplesmente, cadeias longas de hidrocarbonetos ácidos.
Os triglicerídeos são usados no organismo, principalmente para fornecer energia para os diferentes processos metabólicos, função que compartilha quase que igualmente com os carboidratos. No entanto, alguns lipídios, especialmente o colesterol, os fosfolipídios e pequenas quantidades de triglicerídeos, são usados para formar as membranas de todas as células do organismo e para realizar outras funções celulares.
Classificação dos Lipídios
Lipídios simples
Glicerídeos: Os glicerídeos pertencem à classe de lipídios, são materiais formados por glicerol e ésteres de ácidos graxos. Esses compostos podem se encontrar no estado sólido e líquido, o estado físico dos glicerídeos vai determinar sua denominação, por exemplo: glicerídeos sólidos dão origem a gorduras e os líquidos correspondem aos óleos.
Nos Glicerídeos em forma de óleos, como os ácidos oléico e linoléico, predominam os ésteres de ácidos graxos insaturados, já nos glicerídeos em forma de gorduras como os ácidos esteárico e palmítico, predominam os ésteres de ácidos graxos saturados.

Cerídeos: Cerídeos são ésteres que são formados pela união dos ácidos graxos e de álcoois superiores. Podem ser produzidos tanto por animais como por vegetais, sendo genericamente chamados de ceras. Podem ser encontrados na cera de abelha (sendo a base da construção da

Relacionados