Mcdonalds

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ano Lectivo: 2012\2013

Gestão de Marketing

McDonald’s



Índice

Introdução

Este trabalho, elaborado no âmbito da unidade curricular de Gestão de Marketing, tem como objectivo a elaboração de um Plano de Marketing de uma empresa. O grupo decidiu então trabalhar a área da restauração, focando a empresa “McDonald’s”.
Nesta primeira parte da elaboração de um Plano de Marketing para aempresa de fast food ”McDonald’s” foi necessário realizar uma análise do meio envolvente onde esta se encontra, no qual foi necessário focar a análise interna e externa.

Metodologia de Trabalho

Nesta primeira fase do trabalho, a nossa metodologia de trabalho prendeu-se essencialmente com a pesquisa e análise acerca do mercado da restauração, do sector da fast food, da empresa queescolhemos trabalhar, a “McDonald’s” assim como dos seus principais concorrentes, a “KFC” e a “Burger King”.

Enquadramento
Richard e Maurice McDonald, em 1937, decidem abrir um restaurante. Inicialmente, funcionou como um restaurante considerado normal, no entanto estes dois irmão quiseram tornar o atendimento mais rápido e eficiente, e assim o fizeram, criando basicamente o “McDonald’s” como oconhecemos hoje, onde é “chegar, pedir e comer”, tudo numa pequena fracção de tempo.
Ray Kroc, vendedor das máquinas de batidos utilizadas pelos dois irmãos, surpreendido com o sucesso do pequeno restaurante, acabou por lhes ajudar, dando um grande impulso à pequena empresa, tendo sido ele o fundador oficial da marca “McDonald’s”.
Fig.1 – Ray Kroc
Mais tarde, em 1955, Ray Kroc dá a ideia aos doisirmãos de tornar o “McDonald’s” numa rede de franquiados, e estes aceitaram. Alguns anos mais tarde e após grandes êxitos, Ray Kroc acaba por comprar a empresa por 2,5 milhões de dólares. 10 anos após a sua compra,Ray Kroc vê a sua empresa ser admitida na Bolsa de Nova Iorque, considerado um enorme passo.
Em 1986, o impacto “McDonald’s” já era tão grande em todo o Mundo, que a revista inglesa“The Economist” cria o “índice Big Mac”, este índice comparava o preço do Big Mac (principal hambúrguer feito pela “McDonald’s”) nos diferentes países do Mundo, de forma a saber se a moeda nacional de cada país estava sobre ou subvalorizada em relação ao dólar.
Em Portugal, a “McDonald’s” abriu o seu primeiro restaurante a 23 de Maio de 1991, no centro comercial CascaiShopping.

Análise Mediata –Mercado
Enquadrados no panorama do sector por nós abordado neste trabalho, o da Restauração (e mais particularmente o das cadeias de fast food), torna-se vital uma compreensão introdutória daquilo que é o meio-envolvente deste sector de actividade, meio esse que se desdobra em condicionantes da mais variada ordem que, quando conjugadas, influenciam decisivamente não só a existência ecomportamento dos intervenientes deste ramo de actividade como outros a si adjacentes.
Nesta análise mediata do meio-envolvente de um mercado, identificam-se como os seus principais componentes 6 itens fundamentais:
- A envolvente demográfica;
- A envolvente sociocultural;
- A envolvente económica;
- A envolvente político-legal;
- A envolvente tecnológica;
- A envolvente ambiental.
No caso emquestão, e não menosprezando o papel de cada uma destas envolventes, interessa destacar aquelas que mais contribuem para a potencialização do sector de actividade por nós estudado. Assim, daremos especial relevância às envolventes de natureza económica, ambiental, sociocultural e demográfica.

Envolvente Económica

Em termos económicos, atravessamos hoje uma das mais agudas e duradouras criseseconómico-financeiras de que há memória e tal conjuntura produz obrigatoriamente efeitos transversais em praticamente todas as actividades humanas. Existe falta de liquidez nos mercados, o endividamento das nações e respectivas instituições atingiu níveis históricos e do ponto de vista da sustentabilidade completamente insuportáveis, entre outros flagelos que estão mais do que nunca na ordem do...
tracking img