Mcdm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA NO SENAC PERNANBUCO AV. VISCONDE DE SUASSUNA

Disciplina: Pedagogia na DEmpresa
Professor: Maria Dalvaneide de Oliveira Araújo
Turma: Noite
Aluna:Claudett de Jesus Felipe Bezerra

Recife, 20 de maio de 2011.
INTRODUÇÃO

METODOLOGIA

A grande maioria dos problemas de decisão é composta por mais de um objetivoincorporado ao fato de que, na maioria das vezes, não há uma alternativa que “derrube” as demais em todos estes objetivos. Nesse contexto, para resolver tais problemas racionalmente surgiram os Métodos Multicriteriais.
O AHP (Analytic Hierarchy Process) é um método de análise de decisão e planejamento de múltiplos critérios desenvolvido por Thomas L. Saaty em 1977. Trata-se de um método que secaracteriza pela habilidade de analisar um problema de tomada de decisão, através da construção critérios – em níveis hierárquicos - aonde é possível se ter uma visão global da relação complexa inerente à situação, que no caso do nosso trabalho é a escolha do jogador nº 1.
A construção da matriz ATP ocorreu da seguinte forma: inicialmente, foram identificados quatro atributos significantes, que sãoos critérios. Após isto, o grupo atribuiu um peso para cada um dos critérios estabelecidos, que definiu a significância relativa dos atributos. Para finalizar, foram calculados valores globais, os quais foram organizados numa hierarquia descendente, com o objetivo final de atingir o topo. O AHP utiliza o pensamento dedutivo, partindo do geral para o mais particular e concreto.

ALTERNATIVASAs alternativas dadas para se estabelecer o ranqueamento foram as seguintes:

* Stefan Edberg
* Boris Becker
* Ivan Lendl
* Pete Sampras
* Andre Agassi
* Roger Federer
* John McEnroe
* Jymmy Connors
* Rafael Nadal

Além das citadas anteriormente, foi proposta a escolha de mais 3 alternativas (jogadores), que foram escolhidas através de critérios aleatórios ede comum acordo entre o grupo. São elas:

* Guillermo Vilas
* Ilie Năstase
* Björn Borg

CRITÉRIOS UTILIZADOS

1) PERFORMANCE (Peso 0,4): Esse critério avalia o aproveitamento do jogador nas partidas nas quais participou ao longo de sua carreira profissional. Para calculá-lo, divide-se o número de vitórias atingidas pelo número total de partidas disputadas, multiplicado por1000, de acordo com a fórmula abaixo:

Fórmula = N° de Vitórias x 1000
N° Total de Partidas

Obs.: Para os jogadores que ainda estão ativos, foram consideradas a quantidade de vitórias atingidas e as partidas disputadas até o presente momento.

2) TEMPO COMO NÚMERO 1 (Peso 0,3): Esse critério avalia o quanto o jogador permaneceu como o mais bem colocado do mundo noRanking anual promovido pela Associação de Tênis Profissional (ATP) ao longo de sua carreira profissional. Para calculá-lo, divide-se o tempo (em semanas) que o jogador passou como número 1 do Ranking da ATP pelo tempo (em semanas) total da carreira, multiplicado por 1000, de acordo com a fórmula abaixo:

Fórmula = N° de Semanas no topo do Ranking x 1000
N° deSemanas como Profissional

Obs.: Para os jogadores que ainda estão ativos foi considerada, como tempo de carreira, a quantidade de semanas passadas como profissional até o presente momento.

3) MÉDIA DE TÍTULOS (Peso 0,2): Esse critério avalia o aproveitamento anual do jogador em torneios Grand Slam (US Open, Australian Open, Roland-Garros e Wimbledon) ao longo de sua carreira profissional. Paracalculá-lo, divide-se a quantidade de títulos conquistados nos torneios Grand Slam pela quantidade de anos da carreira profissional do jogador, multiplicado por 1000, de acordo com a fórmula abaixo:


Fórmula = N° de Títulos em Grand Slam x 1000
N° de Anos como Profissional

4) DESTAQUE NA HISTÓRIA (Peso 0,1): Esse critério avalia a importância e notoriedade das...
tracking img