Baia de sepetiba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O município de Itaguaí situa-se na região sul-fluminense, a 70 km do centro da capital do Estado do Rio de Janeiro. O mesmo compreende uma área de unidade territorial de 272 Km², com uma população estimada de 91.551 habitantes1, possuindo os seguintes limites geográficos: ao norte, o município de Seropédica; ao sul, a Baía de Sepetiba; ao leste, a Baixada Fluminense; a oeste e Piraí.
Talmunicípio foi escolhido para sediar a ZPE (Zona de Processamento de Exportação) do Estado. Ou seja, um Distrito Industrial cercado, aberto às indústrias que se destinam ao mercado internacional, funcionando como uma área de livre comércio com o exterior. A região reúne empresas como a CSN II (Cia. Siderúrgica Nacional) e a NUCLEP (Central Nuclear de Equipamentos Pesados).
Município sede do Porto deSepetiba e vizinho da maior área industrial da capital (Santa Cruz), Itaguaí é considerado o município de maior potencial industrial da Região Metropolitana, localizando-se em um entorno geoeconômico dos mais importantes do país, que abrange as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Vitória .
A Baia de Sepetiba abrange os municipios do Rio de janeiro, Itaguaí e Mangaratiba econforma uma regiao muito diversificada do ponto de vista ambiental e socioeconômico . A baia de Sepetiba localiza-se no Estado do Rio de Janeiro, entre as latitudes 22º 54’04s e as longitudes 43º34’e 44º10’W, com area de aproximadamente 450km2. Apresenta forma alongada, limitando-se a Norte e a Leste pelo continente, largura é de 17km no sentido norte-sul, com perímetro de aproximadamente 123km e umaprofundidade media de 6metros. A bacia hidrografica apresenta area aproximada de 1800 km2.
Do ponto de vista ambiental, em seu entorno existem importantes ecossistemas ainda preservados de florestas, restingas, como a da Marambaia e manguezais. Podem ser encontradas áreas remanescentes da Mata Atlântica, principalmente na Serra do Mar, considerada atualmente uma das 25 áreas mais importantes paraa conservação da biodiversidade em todo o mundo. A baia desempenha também um importante papel no abrigo de espécies nativas, endêmicas e ameaçadas de extinção de aves; no refugio de aves costeiras; bem como serve de área de descanso para bandos de aves que procuram abrigo em sua transição. Os estuários da região, por sua vez, guardam uma imensa riqueza biológica típica de ambientes de transição –locais onde a água doce dos rios encontra-se com as águas do mar. Debaixo d’água esta situação se repete os alevinos buscam proteção contra os predadores nas raízes submersas da vegetação do mangue, que conformam um dos mais importantes ecossistemas aquáticos do estado do Rio de Janeiro, sendo uma área natural de cria e desenvolvimento de comunidade de peixes.
A POLUIÇAO: Os principais fatoresque provocam a poluição na Baia, são os componentes orgânicos e os originários dos esgotos domésticos, sanitarios e efluentes industriais.
No municipio do Rio de Janeiro, responsável pela maior população urbana da bacia da Baia de Sepetiba, praticamente não existem sistemas coletores de esgotos sanitários implantadados e quando existem não são dos melhores. Os efluentes das fossas sépticasgeralmete sem sumidouros, são lançados em galerias de aguas pluviais ou em valões e geralmente chegam aos cursos d’agua afetando rios,canais e a Baia de Sepetiba. Mas a contaminação de iremos falar, trata-se de um passivo ambiental deixado por uma empresa falida, a INGÁ MERCANTIL S.A.
2. A COMPANHIA INGÁ MERCANTIL
A Ingá chegou à Ilha da Madeira antes da criação da Feema (Fundação Estadual deEngenharia do Meio Ambiente), atual Inea (Instituto Estadual do Ambiente), o que aconteceu na década de 1970. “A empresa se instalou antes de existir uma política estadual de controle ambiental.
A Cia. Ingá iniciou suas atividades de processamento de minério para aprodução de zinco na Ilha da Madeira (Baía de Sepetiba), em 1962. Em 1965, surgiram as primeiras denúnciaspor parte dos...
tracking img