Jogos empresariais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
|[pic] |ADMINISTRAÇÃO |
| |JOGOS DE EMPRESAS - Aula 4 |
| |Plano de Aula – Prof. Renato Ribeiro|


Características de um jogo de empresas
Texto selecionado do artigo: FERREIRA, J.A. Jogos de empresas: modelo para aplicação na administração de empresas. UFSC. 2000.

Objetivos
Demonstrar as características dos jogos de empresas como a reprodução da realidade, que buscam desenvolverhabilidades como planejar, negociar, liderar, organizar, administrar o tempo e recursos, elaborar estratégia, administrar finanças, empreender idéias.
Conceito de Jogos de Empresas
Os jogos de empresas apresentam a mesma estrutura dos jogos, porém, salientam as situações da área empresarial, buscando simular características sociais, econômicas e técnicas do ambiente das empresas. Segundo Carson apudGreenlau, Herron & Randonn (1994), “uma simulação do Jogo de Empresas pode ser definida como um exercício seqüencial de tomada de decisões, estruturado em torno de um modelo de uma situação empresarial, no qual os participantes se encarregam da tarefa de administrar as empresas simuladas” .
[2] Para Kopittke (1992), “Jogos de Empresas são eficazes ferramentas de ensino.
“Baseiam-se, em geral, emmodelos matemáticos desenvolvidos para simular determinados ambientes empresariais considerando as principais variáveis que agem nestes ambientes”.
Carson apud Acer (1994) define Jogos de Empresas como “abstrações matemáticas simplificadas de uma situação relacionada com o mundo dos negócios. Os participantes do jogo, cada um individualmente ou em grupo, administram a empresa como um todo ou umaparte dela, através de decisões administrativas por períodos necessários”.
[3] Martinelli (1987), conclui que “os aspectos importantes e peculiares dos Jogos de Empresa são seu caráter extremamente dinâmico, sua grande abrangência como um método de ensino e desenvolvimento pessoal, assim como o aspecto seqüencial, o qual motiva e aproxima-os o máximo com a realidade empresarial a qual está seprocurando simular”.
[4] Com base nas definições citadas pode-se concluir que os Jogos de Empresas, por meio de Técnicas de simulação, transportam os participantes para situações específicas da área empresarial; os jogos, por meio da simulação, proporcionam o aperfeiçoamento das habilidades técnicas, da comunicação e das relações pessoais dos seus participantes e possibilitam a análise das decisõestomadas e a partir dos resultados e suas conseqüências.
[5] No aspecto educacional, propicia uma simulação da realidade do cotidiano das empresas, o que vem a reforçar sua aceitação e eficiência como uma ferramenta de apoio aos métodos de ensino e aprendizagem. Confúcio (1965) dizia: “Ouço e recordo; Leio e memorizo; Faço e aprendo”
[6] Características de um Jogo de Empresas.
Em seu livro Jogosde Empresas, Gramigna (1994) aponta algumas características básicas fundamentais de um jogo:
_ Possibilidade de Modelar a Realidade da Empresa: O jogo deve reproduzir situações semelhantes às atividades dos participantes o que permite a familiarização e comparação com suas atividades do dia-a-dia.
_ Papéis Claros: Estruturados: Os participantes recebem orientações detalhadas em relação a suaresponsabilidade e comportamento a serem adotados;
Semi – Estruturados: É entregue ao participante uma forma genérica sobre como exercer seu papel;
Desestruturados: Cada participante, com base no problema apresentado, define seu papel.
_ Regras Claras: Regras com linguagem clara, acessível, em que permissões e proibições sejam entendidas.
[7] O objetivo dos Jogos de Empresas, segundo Cornélio...
tracking img