Mc donalds

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Narrativas para a Gestão de Marcas

Joanna Martins

O que é?
O McDonald’s é referência mundial por ser uma rede internacional de lanchonetes fast food. É considerada a maior rede deste tipo de alimentação e é considerado um símbolo do capitalismo e do estilo de vida americano. Possui mais de 14 mil lojas espalhadas por mais de 120 países pelo mundo. Suas lojas em todo mundo atendem cercade 48 milhões de clientes diariamente. A marca tem um peso tão importante como visão de consumo que seus produtos são utilizados pra entender o comportamento do consumidor. O McDonald's treina seus franquiados e outros na Hamburger University em Oak Brook, Illinois.

História
Em 1937, os irmãos Richard e Maurice McDonald abriram uma barraca para vender cachorro-quente na cidade de Arquádia,na Califórnia. Após 3 anos, eles se mudaram pra outra cidade e abriram um restaurante chamado McDonald’s na Rota 66, onde os garçons entregavam os pedidos usando patins, o que se tornou um sucesso e muito lucrativo.
Em 1948, após perceberem que o que mais gerava dinheiro do cardápio era hambúrguer, que na época custava cerca de R$0,15, eles decidem reformular totalmente o restaurante. Asnovidades surgem com a substituição de todos os utensílios como: talheres, copos, pratos por embalagens descartáveis. Os irmãos decidem abrir a cozinha do restaurante para visitação pública com o objetivo que os clientes percebessem a higiene e limpeza do local. Os serviços de garçom deixam de existir e surge o pedido direto no balcão. No cardápio novo, somente: hambúrguer, milk-shake e batata-frita. Onovo posicionamento do restaurante fez sucesso e ganhando visibilidade rapidamente.
Em 1953, eles abrem mais 4 franquias no Arizona e Califórnia. A marca tem uma reviravolta em 54 quando Ray Kroc se fascina com a popularidade e estilo do restaurante McDonald’s. Ele propõe aos irmãos que vendessem a franquia para fora desses dois estados. Proposta aceita, Ray segue para Chicago com a permissão deexpandir para novos locais, porém com uma única exigência: a aparência deveria ser exatamente igual ao original.
Em abril de 1955, Ray Kroc inaugura sua primeira filial com sucesso total, dando inicio ali a uma revolução na indústria e na historia da alimentação mundial. A empresa hoje chama esse como o “McDonald’s nº1” e Ray como “fundador”.
Apenas 5 anos depois já eram mais de 20 restaurantes mais de 100 milhões de hambúrgueres vendidos e Kroc decide comprar a parte dos irmãos McDonald. Em 1962 inaugura a primeira loja com lugares internamente para os clientes sentarem.
Em 1967 já eram mais de 1000 lojas e todas padronizadas. A loja de número 10.000 é inaugurada em 1988 na Virgínia, nessa época a rede de restaurantes já tinha se espalhado para outros continentes.
Já em 2004, oMcDonald’s passa por uma nova revolução em seu conceito: passa a oferecer um cardápio mais saudável como saladas, frango e frutas. Em 2006 todas as embalagens passaram a ter informações nutricionais. Um ano depois a empresa investiu na abertura de novos restaurantes e na melhoria nos que já existiam.
Missão, Visão e Valores
VALORES
-Oferecemos qualidade, serviço e limpeza aos nossos clientes.-Incentivamos o espírito empreendedor.
-Temos um forte compromisso com a nossa Gente.
- Maximizamos a rentabilidade das nossas operações.
-Operamos um negócio em um ambiente ético e responsável.
-Contribuímos com o desenvolvimento das comunidades nas quais atuamos.
VALORES
-Oferecemos qualidade, serviço e limpeza aos nossos clientes.
-Incentivamos o espírito empreendedor.
-Temos um fortecompromisso com a nossa Gente.
- Maximizamos a rentabilidade das nossas operações.
-Operamos um negócio em um ambiente ético e responsável.
-Contribuímos com o desenvolvimento das comunidades nas quais atuamos.
MISSÃO
Servir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária.
MISSÃO
Servir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária....
tracking img