Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A sociologia alemã: a contribuição de Max Weber

1. O crescimento da nação e do pensamento cientifico e filosófico alemão.

A Alemanha, ao contrário da Inglaterra e da França, se unifica e se organiza como estado nacional mais tardiamente que o conjunto das nações européias, o que atrasa seu ingresso na corrida industrial e imperialista iniciada na segunda metade do século XIX. Essedescompasso estimulou no país o interesse pela história como ciência da integração, da memória e do nacionalismo. Por tudo isso, o pensamento alemão se volta para a diversidade, enquanto o francês e o inglês, para a universalidade (pois esses países, alem de disputarem a hegemonia econômica mundial, queriam integrar as colônias aos seus padrões culturais e ideológicos).
Devemos distinguir nopensamento alemão, portanto, a preocupação com o estudo da diferença, característica de sua formação política e seu desenvolvimento econômico. Adicione-se a isso a herança puritana com seu apego à interpretação das escrituras e livros sagrados.. Essa associação entre história, esforço interpretativo, e facilidade em discernir diversidades caracterizou o pensamento alemã e influenciou muitos cientistas.Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha.

2. A sociedade sobre uma perspectiva histórica.

Foi com Hegel que o idealismo alemão preconizou que a razão é história, ou seja, a verdade é construída no temp. Essa nova forma de ver a razão pautava-se na idéia básica de que o ser esta em constante transformação. Hegel afirmava que a história não era mera acumulação dejustaposição de fatos acontecidos no tempo, mas o resultado de um processo determinado pelas contradições. Assim cada sociedade é particular e única. Conseqüentemente os indivíduos têm um papel relevante em uma sociedade, pois a ação deles interfere na realidade.
Para o positivismo, a história é o processo universal de evolução da humanidade, cujos estágios o cientista pode perceber pelométodo comparativo, capaz de aproximar sociedades de todos os tempos e lugares.
Para Max Weber, a pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades. Essa pesquisa, baseada na coleta de documentos e no esforço interpretativo das fontes, permite o entendimento das diferenças sociais (contradições sociais), que seriam, para Weber, de gênese e formação, não de estágios de evolução.3. O método compreensivo e a ação social: uma ação com sentido.

Na tentativa de separar a ciência da humanidade da ciência natural, estabeleceu-se a diferença entre os modos explicativo e compreensivo. O modo explicativo era a característica essencial das ciências naturais, que buscavam determinar o efeito causal dos fenômenos, ou seja, buscavam explicar as causas que davam existência aosfenômenos naturais. A compreensão seria o modo típico das ciências humanas, que não deviam explicar os fatos em si, mas, sim, compreender os processos da ação humana e dela extrair o seu sentido.
Conseqüentemente, o ponto de partida da sociologia de Weber não estava nas entidades coletivas, grupos ou instituições. Seu objeto de investigação era a ação social, a conduta humana dotada de sentido.Na teoria weberiana, o homem passou a ter, como indivíduo, o significado e a especificidade do agente social que da sentido a sua ação: estabelece a conexão entre o motivo da ação, a ação propriamente dita e seus efeitos.
Se para a sociologia positivista (Durkheim) a ordem social submete os indivíduos como força exterior a eles, para Weber, ao contrário, não existe oposição absoluta entreindivíduo e sociedade: as normas sociais só se tornam concretas quando se manifesta em cada indivíduo sob a forma de motivação. Cada sujeito age levado por um motivo que é dado pela tradição, por interesses racionais ou pela motividade. O motivo que transparece na ação social permite desvendar seu sentido, pode ser expresso pelo agente ou estar implícito na sua atitude ou comportamento. Esse motivo...
tracking img