Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Max Weber nasceu na cidade de Erfurt (Alemanha), numa família de burgueses liberais. Desenvolveu estudos de direito, filosofia, história e sociologia, Iniciou a carreira de professor em Berlim e, em 1895, foi catedrático na Universidade de Heidelberg. Na política, defendeu ardorosamente seus pontos de vista liberais e parlamentaristas, sua maior influência nos ramos especializados da sociologiafoi no estudo das religiões, estabelecendo relações entre formações políticas e crenças religiosas. Suas principais obras foram: Artigos reunidos de teoria dá ciência', Economia e sociedade (obra póstuma) e A ética protestante e o espírito do capitalismo. Aparti dai vermos melhor suas ideias e seus estudos, onde Weber explica o dever do cientista e os motivos da ação social.

A França teve seupensamento social fortemente influenciado por ideais positivistas, sendo uma potência emergente dos séculos XVII e XVIII, juntamente a Inglaterra, sediaram a revolução industrial e cientifica, tal acontecimento fez com que houvesse um contato expressivo com diversas culturas e sociedade diferentes, causando uma diversidade social sem precedentes, forçando seus pensadores há uma interpretação detal diversidade social. Como resultado imediato dessas revoluções as primeiras escolas sociológicas tiveram uma forte influencia pela adaptação dos princípios e da metodologia dessas ciências à realidade social. Porem na Alemanha a realidade não é a mesma, pois o pensamento burguês se organiza tardiamente e sofre influência de outras correntes filosoficas e da sistematização de outras ciênciashumanas, como a história e a antropologia.
Após ocorrer a unificação da Alemanha, processo esse que demorou muito para ocorrer se comparado com as potências vizinhas, ela entra na corrida industrial e imperialista, já com um significante atraso por ter demorado unificar-se, da segunda metade do século XIX. Esse atrazo em relação às grandes potências vizinhas fez elevar no país o interesse pelahistória como ciência da integração, da memória e do nacionalismo. Por tudo isso, o pensamento alemão se volta para a diversidade, enquanto o francês e o inglês, para a universalidade.
Assim devemos distinguir o pensamento Alemão, com sua preocupação com o estudo da diferença, característica de sua formação política e desenvolvimento económico. Soma-se a isso a herança puritana com seu intereceà interpretação das escrituras e livros sagrados, essa associação entre história, esforço interpretativo e facilidade em discernir diversidades caracterizou o pensamento alemão e quase todos seus cientistas, desde Gabriel Tarde e Ferdinand Tónnies.
Mas foi Max Weber o grande sistematizador da sociologia na Alemanha.
Sob uma perspectiva histórica fica claro o contraste entre o positivismo eo idealismo, no modo que cada uma dessas correntes intyerpreta a história.
Do ponto de vista do positivistivismo a história é um processo universal de efvolução da humanidade, sendo possivél para um cientista perceber os estágios apartir do método comparativo, com capacidade de aproximar todas as sociedades de todos os tempos e lugares.Assim a histórtia de cada sociedade desaparece devido a essalei geral que os pensadores positivistas tentaram reconstituir; DURKHEIM afirma que uma das diferenças entre o positivismo e o idealismo é a importancia que o segundo da á história, já que na França ocorreramteve diversas mudanças politicas, economicas e sociais, logo não tem uma base duradoura que possa caracterizar uma espécie social. Fica claro que para os idealistas a história particular nãoé importante, valorizando apenas a lei da evolução, a generalização e a comparação entre formações sociais.
Weber, um grande sociologo alemão,acredita que a história particular é de fundemental importancia para compreenção da sociedade, Weber combina duas perpectivas: a histórica e a sociológica. Segundo Weber, cada indivíduo age levado por motivos que resultam da influência da tradição, dos...
tracking img