Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A dominacao ocorre quando uma quantidade qualquer de individuos obedcem as ordens vindas de uma parte da sociedade, que pode ser formada por uma ou mais pessoas. A dominação é resultado de umarelação social de poder desigual onde vê- se claramente, que um lado manda e o outro obedece. As relações de dominação são necessárias, para a manutenção da ordem social. Segundo Max Weber existem trs tipospuros de dominacao legitima que são:
Dominacao Legal - Com base em uma lei, um estatuto, que é aceito por todos os integrantes.O grupo dominante é eleito e o quadro administrativo é nomeado pelomesmo.Portanto, constitui uma relação desprovida de sentimentos, ou seja, baseia-se unicamente no profissionalismo e na hierarquia da empresa.
Dominacao Tradicional - Baseado em uma dominação patriarcal.Associacao dominante é de carater comunitario. Quem ordena - "senhor" e quem obedece- "súdito". O quadro administrativo e formado por servidores. Obede-se a pessoa em virtude de sua dignidade propria,santificada pela tradição; por fidelidade.
Dominaçao Carismatica- Se baseia na presença de um líder. Esse lider pode ter qualidades excepicionais, que podem ser dons sobrenaturais, a coragem, ainteligencia, o heroismo, poder de oratoria e persuacao.
A dominação é fato decorrente da origem do mundo, sempre haverá algo a ser dominado e liderado. Desde a relação entre os animais até os sereshumanos, os indivíduos necessitam de um “ser” poderoso para guiá-los, orientá-los e dominá-los. A dominação é algo permanente, sempre existirá, até mesmo por que é fundamental.É importante ressaltar ondeWeber relaciona a dominação como sendo fundamental, para a sociedade, pois age como regulador de ações, geralmente determinando ou influenciando as nossas ações.
o capitulo fala da malandragem
ojeitinho de lidar c as coisas
ai o "individuo" é aquele que da o seu jeitinho pra resolver as coisas, mas nunca vai contra as regras e as leis da sociedade, nao tira proveito de outra pessoa e tal...
tracking img