Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MAX WEBER
O conteúdo do presente paper, trata de um sociólogo muito focado e discutido em salas de aula, principalmente no ambiente universitário, pois ele com suas teorias sobre: individuo,sociedade e direito ajuda-nos a ter uma pequena noção da evolução social decorrente das varias mudanças ocorridas no mundo. Weber concedeu o objeto da sociologia como, fundamentalmente, a capitação darelação de sentido da ação humana. Procurava entender a natureza e as causas das mudanças no âmbito social e individual. Para ele, os fatores econômicos eram importantes para a mudança da sociedade, masas ideias e valores tinham exatamente o mesmo impacto na sociedade, acreditava que a sociologia devia se concentrar na ação social e não nas estruturas, ou seja, a sociologia não devia explicar osfenômenos e sim compreende-los. As motivações e ideias humanas eram forças por traz da mudança, as grandes ideias norteiam a sociedade por que muitos indivíduos eram orientados por suas ações numsentido comum. Max acreditava que a marca dos tempos modernos era a racionalização.
“Os primeiros sociólogos construíram conceitos voltados para a tentativa de interpretar por critérios científicos arealidade social. Esse foi o primeiro embate vivido por tal ciência, que é uma das marcas centrais do mundo ocidental moderno, uma vez que o passo a ser dado implicava superar, por meio da razão, osditames colocados pelos ensinamentos do senso comum, que até então dominavam a maior parte das interpretações e explicações sobre o sentido da ação coletiva humana” (FERREIRA, 2001, pág. 32).
A teoriado sociólogo privilegia a ação social do individuo que é cheia de sentidos, e toma como base a compreensão da vida social por isso, a sua teoria ficou conhecida como Sociologia Compreensiva ouSociologia da Ação Social. Ele destaca tipos de ação social: ação racional com relação a objetivo, ação racional com relação a valor, ação afetiva e ação tradicional. Nos conceitos e ação social e definição...
tracking img