A crise da economia cafeeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo XXX – A Crise da Economia Cafeeira

Ao comprovar-se a primeira crise de superprodução, nos anos iniciais do século XX, os empresários brasileiros logo perceberam que necessitavam reterparte da produção fora do mercado, isto é, contrair artificialmente a oferta. Os estoques assim formados seriam mobilizados quando o mercado apresentasse mais resistência, ou serviriam para cobrirdeficiências em anos de colheitas más.
Os efeitos da crise de 1893 puderam ser absorvidos por meio de depreciação externa da moeda, mas a situação de extrema pressão sobre a massa de consumidores urbanos,que já existia em 1897, tornou impraticável insistir em novas depreciações.
Exatamente nessa etapa em que se fazia impraticável apelar para o mecanismo cambial, a fim de defender a rentabilidade dosetor cafeeiro, configura-se o problema da superprodução.
Logo surge e se concretiza, na cabeça dos dirigentes dos estados cafeeiros, cujo poder político e financeiro fora amplamente acrescido peladescentralização republicana, a ideia de retirar do mercado parte do excedente acumulado.
Assim em 1906 no convênio celebrado em Taubaté definem-se as bases do que se chamaria política de"valorização" do produto. Em essência, essa política consistia no seguinte:

a) com o fim de restabelecer o equilíbrio entre oferta e procura de café, o governo interviria no mercado para comprar os excedentes;b) o financiamento dessas compras se faria com empréstimos estrangeiros;
c) o serviço desses empréstimos seria coberto com um novo imposto cobrado em ouro sobre cada saca de café exportada;
d) a fimde solucionar o problema em longo prazo, os governos dos estados produtores deveriam desencorajar a expansão das plantações.
Esta política foi amplamente criticada por grupos opositores, porém osrecalcitrantes conseguiram aplicar suas políticas.
O êxito no plano de defesa elaborado pelos cafeicultores criava um problema, ao tornar firmes os preços e assim os lucros, era mantido o...
tracking img