Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Max Weber, apresenta uma produção intelectual/cien-tífica voltada para análises e interpretações predominantemente centradas na ação. Nas sociedades capitalistas as ações dos indivíduos sãoorientadas/organizadas pelo cálculo racional e pela divisão do trabalho na administração burocrática do Estado.
Weber pressupõe que as ações dos indivíduos são orientadas por uma lógica racional (orientadavisando um fim, ou por valores). Porém, a racionalidade legal não é a única forma de organização social, tendo também o carisma e a tradição que influenciam no tipo de poder, como tipos puros dedominação ao lado do poder legal.
A racionalidade centrada no poder legal é a mais importante no capitalismo dado a iminente tendência à burocratização da sociedade em suas diversas esferas – sociais,políticas, econômicas, militares, religiosas, entre outras. Perante essa tendência à burocratização, a existência de poderes centrados no carisma ou na tradição pode ser prejudicial à continuidade de novaslideranças aptas a atuarem na divisão burocrática da administração estatal. Weber nos evidencia este fato ao descrever e analisar historicamente o legado de Bismark, ou seja, as conseqüências dasaída/queda de um líder carismático do poder e o ‘vácuo’ político deixado pelo mesmo. Weber e Durkheim elaboraram seus trabalhos em circunstâncias políticas, econômicas, morais e sociais diferentes quecaracterizavam a Alemanha e a França na segunda metade do século XIX e começo do século XX na tentativa de superar tanto o conservadorismo romântico (da filosofia alemã), quanto o utilitarismo da economiaclássica.

Refletir sobre Durkheim e Weber enquanto fundadores da sociologia clássica implica em diferenciá-los pelo método, porém não hierarquizá-los do melhor para o pior. As diferençasmetodológicas verificadas no decorrer deste trabalho e a própria diferença no tipo de pesquisa pelo qual cada autor optou em realizar (o primeiro a pesquisa quantitativa e o segundo a pesquisa qualitativa)...
tracking img