Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
“Politik als beruf” ou “A política como vocação” foi, originalmente, um discurso pronunciado na Universidade de Munique em 1918, tendo como Ideias centrais desenvolvidas neste artigo: Oque é a política, o Estado (moderno) e seu desenvolvimento, a burocracia, os tipos de dominação (tipos ideais), a relação entre moral e política.

Sobre o autor:
Maximilian Carl Emil Weber nasceu em21 de abril de 1864 na cidade de Erfurt na Alemanha. Foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia tendo como uma de suas principais obras o ensaio Aética protestante e o espírito do capitalismo e A política como vocação onde definia o Estado como "uma entidade que reivindica o monopólio do uso legítimo da força física”.
Em 1882 Max Webermatriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Heidelberg, onde seu pai Sr.Max Weber havia estudado, frequentando também cursos de economia política, história e teologia. Em 1884 voltou para casapaterna e se transferiu para a Universidade de Berlim, onde obteve em 1889 o doutorado em Direito e em 1891 a tese de habilitação, ambos com escritos da história do direito e da economia.
Em 1893casou-se com Marianne Schnitger, mais tarde uma feminista e estudiosa, bem como curadora póstuma das obras de seu marido. E em 1894 e 1896 foi nomeado professor de Economia nas universidades de Freiburg eHeidelberg.
No ano de 1901 sofreu de uma depressão aguda fazendo com que em 1902 não pudesse realizar atividades regulares de ensino ou científico. E em 1903 curou-se e renunciou ao cargo deprofessor e aceitou uma posição como diretor-associado do recém-nascido Archiv für und.
Durante a Primeira Guerra Mundial, serviu como diretor de hospitais militares de Heidelberg e ao término do conflito,voltou ao ensino da disciplina de economia, primeiro em Viena e em 1919 em Munique, onde dirigiu o primeiro instituto universitário de sociologia na Alemanha. Em 1918 ele estava entre os delegados...
tracking img