Max weber e a teoria das organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Max Weber e a Teoria das Organizações
Introdução
“Como dizem March e Simon na abertura de seu livro Organizations, é ais fácil mostrar as organizações do que tentar defini-las. A escola é uma organização, o governo estadual ou federal, como também a divisão de produção da general Motors ,são organizações dentro de outras organizações. O principal motivo para existência das organizações é o fatode certos objetivos ,só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de um grupo de pessoas.

1. Todos os grupos sociais são organizados?
Não. São divididos em duas categorias: primários e secundários

1.1Grupos sociais primários
Grupos: as famílias, de amigos, de vizinhos, grupos de interesse profissional ou social e etc. Também chamados informais, onde predominam as relações pessoais.Nesses tipos de grupos as pessoas ingressam e saem voluntariamente.

1.2 Grupos sociais secundários
Grupos formais são chamados assim pelas relações regidas por regulamentos explícitos ex: o estado, a maior das organizações essas organizações baseiam - se em normas explícitas que criam direitos e obrigações para seus integrantes.
Nesse tipo de grupo há definição de objetivos, uso de recursos, divisãodo trabalho. Essa é a diferença grupos sociais têm elementos que definem as organizações. Todas as organizações formais são burocracia: a sociedade organizacional é, também, uma sociedade burocrática. Todas as organizações com as quais você está ligado de alguma forma são burocracias, regidas por regulamentos que criam direitos e obrigações. A burocracia é um estágio na evolução dasorganizações.

2. Max Weber e a burocracia
A importância das organizações formais na sociedade moderna e tanta que vários cientistas dedicaram-se a estudá-las. Um deles foi Max Weber que nasceu em 1864, na Prússia e faleceu em 1920, de acordo com Weber as organizações modernas baseiam-se em leis, e as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais. As pessoas que integram essas organizações aceitam quealgumas pessoas representem a autoridade da lei: guardas de trânsito, juízes, prefeitos e gerentes. Qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é uma burocracia. As organizações formais, ou burocráticas, apresentam três características, que as distinguem dos grupos informais ou primários: formalidade, impessoalidade e profissionalismo. Essas características formam ochamado tipo ideal de burocracia, criado por Max Weber.

2.1 Formalidade
Formalidade significa que as organizações são constituídas com base em normas e regulamentos explícitos, chamados leis, que estipulam os direitos e deveres dos participantes. As leis criam figuras de autoridade, que têm o direito de emitir ordens Violar as leis é comportamento passível de punição, que também está prevista eregulamentada. As figuras de autoridades são responsáveis pelo cumprimento das leis, às quais também estão sujeitas. Na burocracia, o comportamento sempre é regulamentado de forma explícita. Essa é uma das grandes vantagens da burocracia: todos são iguais perante a lei.

2.2 Impessoalidade
Impessoalidade significa que, numa burocracia, nenhuma pessoa é empregada ou vassalo de outra. As relações entreas pessoas que integram as organizações burocráticas são governadas pelos cargos que elas ocupam, e pelos direitos e deveres investidos nesses cargos. No tipo ideal de burocracia, o que conta é o cargo e não a pessoa. As organizações formais são impessoais.

2.3 Profissionalismo
Profissionalismo significa que, de forma geral,os cargos de uma burocracia oferecem a seus ocupantes uma carreiraprofissional e meios de vida. O integrante de uma burocracia é um funcionário que faz do cargo um meio de vida, recebendo um salário regular em troca de seus serviços.

3. Amitai Etzioni e o poder
O cientista social Amitai Etzioni analisa o tipo de Weber e diz aplicar-se particularmente a empresas e governo, mas não abrange todas as organizações. Segundo Etzioni, há três tipos ou categorias de...
tracking img