matéria p1 icpom

1476 palavras 6 páginas
DEFINIÇÕES IMPORTANTES
MINERAL: um conjunto de elementos que se caracteriza por ter propriedades específicas e uma estrutura bem definida, pois se forma da repetição da célula unitária.
MINÉRIO: Agregado de minerais, onde pelo menos um deles tem algum valor econômico. (ROM=”Run of Mine”)
MINERAL DE INTERESSE: é o mineral constituinte do minério, que tem algum interesse econômico e/ou técnico. Quando o MI é separado dos demais constituintes do minério ele é chamado de CONCENTRADO.
ARRANJO CRISTALINO: arranjo interno dos átomos, que se posicionam em lugares bem definidos de um dos sistemas cristalinos. Todos os cristais de uma mesma substância são semelhantes, mas podem não ter a mesma aparência externa.
*Metais refratários são aqueles com alta temperatura de fusão.
*Materiais refratários são aqueles que resistem bem ao calor. Normalmente são cerâmicos – bons isolantes térmicos e elétricos.
CARACTERIZAÇÃO
*CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA: quando a caracterização é importante para disponibilizar o uso tecnológico de um mineral.
1) Quanto à granulometria: ANÁLISE GRANULOMÉTRICA. Fornece a distribuição percentual, em peso, dos tamanhos dos grãos que constituem o material. Identificando o tamanho e a distribuição dos grãos, somada à análise da composição mineralógica permite se obter o chamado GRAU DE LIBERAÇÃO (o quanto do MI se encontra solto). É feita através de peneiras de diferentes aberturas (mesh) que são padronizadas internacionalmente.

2) Quanto à composição mineralógica: ANÁLISE MINERALÓGICA. Descreve quais são os minerais presentes. (Quantitativa). Olhamos em uma base de dados que compostos esses elementos podem formar, a estrutura cristalina de cada um e com a DIFRAÇÃO descobre-se quais são os compostos e o seu teor. Assim distinguimos a o minério da rocha. (Qualitativa).
3) Quanto à composição química: ANÁLISE QUÍMICA ELEMENTAR. Fornece a porcentagem de cada elemento presente no minério.
Pode identificar outros elementos além daqueles

Relacionados