balas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Profeta Samuel
Samuel foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas. Homem de profunda piedade e discernimento espiritual dedicava-se totalmente à realização dos propósitos de Deus para o bem de Israel. Sendo ele descendente da linhagem de Arão, sucedeu a Eli no cargo sacerdotal. Ao que parece, foi o primeiro a estabelecer uma instituição para o preparo dos jovens que desejavam abraçar avocação profética. Viu-se na contingência de guiar a Israel em algumas das mais profundas crises de sua história; no desempenho de suas funções quase alcança a estatura de Moisés. Deus nunca pretendeu que Israel tivesse outro rei além dele. Mas o povo começou a olhar para outros povos e a desejarem um rei. Podemos afirmar que a vida do povo de Deus pode ser resultado de sua vontade diretiva oupermissiva, isso vai depender da escolha; ele foi comissionado para ungir a Saul o primeiro rei, e a Davi o maior dos reis de Israel.
Samuel significa literalmente:"Seu nome é Deus", ou, "Nome de Deus". Seu significado contextual significa: "Pedido de Deus" ou "do Senhor o pedí".
Judaísmo
Exceto pela tradição judaica e pela Bíblia, não há muitas fontes disponíveis sobre a sua existência. Portanto, éa partir dos livros que levam seu nome que se conhece sobre sua vida e sua importância na história de Israel.
A promessa de Ana
A história biblica refere que Ana, mãe de Samuel, sofria de esterelidade o que lhe era motivo de grande humilhação, já que Penina, a outra esposa de seu marido Elcana tinha filhos.
Certa vez durante os dias do sacrifício anual ao Senhor, Ana, humilhada por Penina suarival, se pôs a orar com grandes dores no templo. Sentindo-se amargurada, Ana orou com lágrimas e fez um voto com Deus, prometendo que seu filho seria um nasireu e serviria no templo. Porém, os seus lábios mexiam-se ao ponto do levita Eli a repreender achando que ela estivesse embriagada.
Ana, ao ser advertida pelo sacerdote defende-se dizendo que não havia provado vinho ou qualquer bebidaforte, mas que estava derramando seu coração ao Senhor por estar muito aflita. O sacerdote se compadece dela e lhe abençoa dizendo: "Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste." Vemos no decorrer do livro de I Samuel, capítulo 1, vers. 10, a afirmação de que "ela ora e chora", fazendo um voto de que, dando-lhe Deus um filho, ela o entregaria nas mãos dEle. Segundo a própriaBíblia, Ana conheceu a seu marido, e Deus se lembrou dela.
Então, conforme o pedido de Ana, Deus lhe deu Samuel como filho, e ela cumpriu a promessa, entregando-o, logo que Samuel foi desmamado, a Eli.
O que se observa na história de Ana, que é muito admirável, é seu sofrimento e grande humilhação que passara por ser estéril ("o Senhor lhe tinha cerrado a madre"). Porém, com uma fé inabalável euma vida totalmente dependente de Deus, Ana foi exaltada, demonstrando que, quando se busca ao Senhor de todo coração, Ele responde, e no tempo certo.
Entregue ao templo
Samuel, assim que foi desmamado, foi entregue ao sacerdócio, "ministrava perante o Senhor" (I Samuel 2:18) Existe alguma ambiguidade nas opiniões no que diz respeito ao tipo de trabalho que Samuel efectuava no Templo. Existe quemdefenda que este foi entregue ao templo com voto de Nazireu.
Nomeado profeta
Samuel era conhecido como correto, ao contrário do que se dizia dos filhos de Eli, que cometiam sacrigélios e haviam sido amaldiçoados.
O relato conta de uma profecia de um profeta desconhecido, dizendo a Eli que Deus já havia escolhido um novo sacerdote para tomar seu lugar (que seria, portanto, Samuel).
Ainda najuventude, Samuel começou a manifestar dons proféticos, sonhando com palavras e visões divinas. Sua primeira profecia constava da confirmação de que Eli e seus filhos seriam retirados do sacerdócio.
A morte de Eli
Os filiteus invadiram e venceram Israel, e capturaram a Arca da Aliança. No processo, os filhos de Eli, Hofni e Finéias morreram, e fazendo ele menção da arca de Deus, caiu da cadeira...
tracking img