Maturidade em gerenciamento de projetos utilizando opm3®: um estudo de caso comparativo de organizações pernambucanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Maturidade em Gerenciamento de Projetos utilizando OPM3®: um estudo de caso comparativo de organizações pernambucanas

Amanda Beatriz Oliveira Bennicasa – amandabennicasa@gmail.com
José Gilson de Almeida Teixeira Filho – jgatf@upe.poli.br

Resumo:
O presente trabalho objetiva descrever a pesquisa realizada em três subsistemas de organizações pernambucanas de segmentos distintos, aquidenominadas Organização X, Organização Y e Organização Z. A pesquisa visa analisar os níveis de maturidade em gerenciamento de projetos das organizações, utilizando o modelo OPM3 (Organizational Project Management Maturity Model). Os dados foram coletados através do questionário estruturado proposto pelo modelo, submetidos à análise por uma ferramenta de apoio e, posteriormente, foi realizada umaentrevista não-estruturada visando buscar explicações para os resultados obtidos. Além de identificar práticas de gerenciamento de projetos, o trabalho identifica as razões comportamentais das organizações para os seus respectivos níveis de maturidade, levando em consideração o ambiente organizacional e o fator humano.

1. Introdução
A presente pesquisa foi realizada em três organizaçõespernambucanas de grande porte, juridicamente distintas e de segmentos diferentes. Além da aplicação do modelo OPM3, identificando melhores práticas de gerenciamento de projetos, o trabalho analisa como o comportamento organizacional pode influenciar estes resultados.
As organizações precisam despertar para maturidade em gerenciamento de projetos, as vantagens de ser madura são inúmeras, tais como:maior previsibilidade nos resultados dos projetos, redução de custos, maior competitividade, entre outros.
É fundamental a avaliação da maturidade para identificar onde as organizações precisam aplicar ou direcionar seus esforços e investimentos em gerenciamento de projetos, para que, posteriormente, adotem práticas que elevem seus níveis de maturidade organizacional.

2. Fundamentaçãoteórica
A competição e o dinamismo do mercado estão cada vez mais exigindo que melhores idéias e processos sejam implantados. O desafio para as empresas que não querem ser apenas mais uma no mercado está em gerenciar atividades nunca realizadas no passado e que podem jamais vir a se repetir no futuro (KERZNER, 2006). Uma estrutura flexível de gerenciamento e adequada a esses requisitos são osprojetos.
Para que projetos sejam executados eficazmente é necessária uma organização das atividades realizadas. Daí advém o gerenciamento de projetos e suas padronizações. Mas apenas gerenciar projetos de forma eficaz não é o bastante, é preciso que a empresa ofereça condições para gerenciá-los com maturidade organizacional. Além disso, se faz necessário que a empresa esteja aberta às novaspráticas.
As empresas que adotaram práticas maduras de gerenciamento de projetos estão mais capacitadas para o sucesso do que aquelas que continuam nas velhas práticas (ANTHONY APUD KERZNER, 2006).
Diante disto, surge a importância de estudar e investir em Maturidade de Gerenciamento de Projetos. Para melhor compreensão, o trabalho aborda, primeiramente, os conceitos básicos da área.Projeto é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo (PMBOK, 2004).
“Trata-se de um empreendimento com objetivo bem definido que consome recursos e opera sob pressões de prazos, custos e qualidade.” (KERZNER, 2006, p. 15).
Dependendo do tamanho, complexidade e da sofisticação da organização, pode-se gerenciar múltiplos projetos simultaneamente,que estão reunidos em um conjunto de benefícios ou estratégicas comuns, controlados de uma forma que não seria possível no gerenciamento de um único projeto, porém possuindo vida própria se gerenciados isoladamente, a essa estrutura denominamos Programa (PMI, 2003).
Obtendo uma visão abrangente dos projetos de uma organização está o Portfólio, uma coleção de projetos e/ou programas...
tracking img