Mathusianismo, Neomalthusianismo e Teoria Reformista

Páginas: 4 (755 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2014
Malthusianismo e Neomalthusianismo
Malthusianismo e Neomalthusianismo são teorias demográficas que se preocupam com o rápido crescimento populacional frente à limitada disponibilidade de alimentos.A velocidade do crescimento da população frente à disponibilidade de recursos naturais há muito tempo vem sendo motivo de preocupação por parte dos teóricos de muitas áreas do conhecimento humano,tais como geógrafos, economistas, historiadores, sociólogos e muitos outros. As preocupações principais fundamentam-se a partir das consequências socioespaciais realizadas pela industrialização.Sabe-se que o processo de Revolução Industrial iniciou-se a partir de meados do século XVIII e atingiu inicialmente os centros econômicos da Europa, notadamente a cidade de Londres. Antes, com cincomilhões de habitantes, a população da capital inglesa disparou anos mais tarde, algo que se fez em função da acelerada urbanização da cidade desencadeada pela sua recente modernização industrial.
Essecenário motivou a produção de teorias para identificar e avaliar os percalços e as consequências do crescimento das populações, dentre as quais se destacaram os postulados de Thomas Roben Malthus,considerado o pai da demografia, em sua obra Ensaio sobre o princípio da população. Com previsões consideradas pessimistas, Malthus afirmava que a disponibilidade de alimentos e recursos naturais básicos paraa sobrevivência não seria capaz de crescer com a mesma velocidade do aumento do número de habitantes, o que acarretaria terríveis consequências.
Assim, segundo a teoria malthusiana, as populaçõeshumanas tenderiam a crescer em uma velocidade acelerada, seguindo a ordem de uma Progressão Geométrica (2, 4, 8, 16, 32, …), enquanto a produção de alimentos cresceria em uma Progressão Aritmética (2, 4,6, 8, 10, 12, …), portanto, mais lenta. Dessa forma, a humanidade estaria fadada a sofrer com grandes calamidades sociais caso transformações bruscas no modo de agir da sociedade não ocorressem....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Reformista
  • Teoria Malthus, Neomathusiana, Reformista
  • Mathusianismo
  • neomalthusianismo
  • marx reformista
  • O movimento reformista
  • MOVIMENTO REFORMISTA
  • Difusão das ideias reformistas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!