Materias primas(cal,cimento,areia,brita e jazidas)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Materiais de Construção

Curso:Tecnico em Edificações


Indice
Materiais de Construção1
Aditivos2
Cal2
Obtenção2
Tipos e usos da cal3
Aplicações3
Vantagens4
Cimento5
Composição5
Clínquer5
Gesso6
Escória siderúrgica6
Argila pozolânica6
Calcário6
Processo de produção6
Mineração6
Clínquer7
Pré-homogeneização de matérias-primas7
Moagem de matérias-primas7
Pré-aquecimento7Clinquerização7
Resfriamento7
Combustíveis7
Coprocessamento8
Areia8
Composição8
Plantações8
Divisão granulométrica8
Formas de extração9
Usos9
Brita9
Tipos de Brita 10
Jazidas11
O que são jazidas11
Aditivos
Os aditivos Termotécnica foram desenvolvidos especialmente para aplicação em concreto leve (cimento, areia, EPS com e sem aditivo). O concreto leve apresenta, como característicasprincipais, baixa densidade aparente e excelente isolação térmica e acústica. É utilizado em funções não estruturais, tais como: regularização de pisos e lajes de coberturas, obtendo nestas condições excelente isolação térmica; fabricação de blocos vazados, painéis para fechamento e peças pré-concretadas para decoração. Disponibilizamos flocos e pérolas de EPS (com e sem aditivo).
Especiaispara concreto leve.
Excelente isolação térmica e acústica.
Economia de energia para o condicionamento do ambiente.
Proporcionam excelente homogeneização ao concreto leve.
São flocos de EPS, conhecidos também como flocos de isopor, com aditivos, preparados com exclusividade pela Termotécnica especialmente para utilização em concreto leve (cimento, areia, EPS aditivado).
O concreto leveapresenta, como características principais, baixa densidade aparente e excelente isolação térmica e acústica, sendo utilizado em funções não estruturais, tais como: regularização de pisos e lajes de coberturas, obtendo nestas condições excelente isolação térmica; fabricação de blocos vazados, painéis para fechamento e peças pré-concretadas para decoração.
Outras vantagens são: redução deestrutura; baixa condutibilidade acústica entre pavimentos; economia de energia para condicionamento de ambiente.
Aplicações dos flocos aditivados:. Regularização de lajes de piso e forro. Contra-piso. Calçamentos. Painéis para fechamento. Blocos vazados. Blocos maciços. Elementos decorativos para fachadas. Base para quadras de esportes. Elementos de jardinagem, vasos, bancos e mesasUtilização dosflocos juntamente com cimento leveUtilização dos flocos de EPS junto ao cimento leve

Embalagem dos flocos aditivadosImagens dos aditivos EPS em formato de flocos e pérolas

CalA cal, também conhecida como óxido de cálcio é uma das substâncias mais importantes para a indústria, sendo obtida por decomposição térmica de calcário (de 825°C a 900°C).Também chamada de cal viva ou cal virgem, é umcomposto sólido branco.
Esta substância é normalmente utilizada na indústria da construção civil para elaboração das argamassas com que se erguem às paredes e muros e também na pintura. A cal também tem emprego na indústria cerâmica, siderúrgicas (obtenção do ferro) e farmacêutica como agente branqueador ou desodorizador. Na agricultura, o óxido de cálcio é usado para produzir hidróxido de cálcio, quetem por finalidade o controle da acidez dos solos e, na metalurgia extrativa, é utilizado para separar a escória (que contém impurezas, especialmente areia) do ferro.
ObtençãoO calcário, depois de extraído, selecionado e moído, é submetido a elevadas temperaturas em fornos industriais num processo conhecido como calcinação, que dá origem ao CaO (óxido de cálcio: cal) e CO2 (gás carbônico), aequação química dessa calcinação fica assim:
CaCO_3 + Calor \rightarrow CaO + CO_2
Para essa reação ocorrer à temperatura do forno da caieira (indústria produtora de cal) deve ser de, no mínimo, 850 °C, mas a eficiência total da calcinação se dá à temperatura de 900 a 1000 °C. Essa temperatura é garantida pela queima de um combustível, que pode ser: lenha, óleo combustível, gás natural, carvão e...
tracking img