Materialismo historico de karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MATERIALISMO HISTÓRICO DE KARL MARX

Trabalho acadêmico solicitado pela prof. Luciana Farias do Centro Universitário do Norte no Curso de Administração, turma ADN0202 na disciplina de Sociologia para obtenção de nota parcial bimestral.

Manaus-AM
2012

Materialismo histórico de Karl Marx
Em Marx , a historia não é fruto de Espírito Absoluto , como em Hegel,mais é fruto do trabalho humano .São os homens, interagindo para satisfazer suas necessidades que desencadeiam o processo histórico. É com base neste pressuposto geral que Marx se propôs a estudar a sociedade. Para ele , o estudo da sociedade começa quando tomamos consciência de que o modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social , política e intelectual em geral .Esta é a tese fundamental de Marx e pode ser considerada a base de seu método sociológico. Para ele, o estudo da sociedade deve começar sempre pela sua economia (vida material do homem ), que é elemento que condiciona todo o desenvolvimento da vida social. Para Marx, o elemento fundamental da economia é o trabalho, é através do trabalho que o homem transforma a natureza e reproduz sua existência.O processo de trabalho, diz Marx, envolve duas dimensões principais: a relação do homem com a natureza e a relação do homem com os outros homens no próprio processo de trabalho.
Para se entender a vida de uma sociedade é preciso acompanhar a evolução de suas forças produtivas, pois são elas que determinam o tipo de relações existentes, como diz o próprio Marx.

Superestrutura
Marx constatouque a sociedade se dividia em classes sociais. As classes sociais dividem a sociedade em dois grupos fundamentais: os proprietários dos meios de produção e os não proprietarios destes meios .
Para consolidar o seu domínio sobre os não propietários, as classes dominantes precisam fazer uso da força. É neste momento que surge o Estado. De modo geral , Marx afirma que o estado é um instrumentocriado pelas classes dominantes para garantir seu domínio econômico sobre as outras classes. As leis e as determinações do Estado estão sempre voltadas para o interesse da classe dos proprietários .
Um segundo instrumento das classes proprietárias para garantir seu domínio econômico é a força das ideias,ou seja, a ideologia. Para Marx, as ideias da sociedade são as ideias de classe dominantes. Istoquer dizer que quando uma classe se torna dominante (do ponto de vista econômico e político), ela também consegue difundir a sua visão de mundo e os seus valores .

Classes Sociais e Estrutura Social
Marx não deixou uma teoria sistematizada sobre as classes sociais, embora este seja um tema obrigatório para que suas interpretações a respeito das desigualdades sociais , da exploração, do Estado eda revolução sejam compreendidas.O ponto de partida é que a produção é a atividade vital do trabalhado, a manifestação de sua própria vida, e através dela o homem se humaniza . No processo de produção os homens estabelecem entre si determinadas relações sociais através das quais extraem da natureza o que necessitam.
Enquanto as sociedades estiverem limitadas por uma capacidade produtiva exígua,a sobrevivência de seus membros só era garantida por meios de uma luta constante para obter da natureza o indispensável. A organização social era simples e existia apenas uma divisão natura do trabalho segundo a idade, a força física e o gênero. Ou seja, numa época em que duas mãos não podem produzir mais do que o que uma boca consome, não existem bases econômicas que possibilitem que uns vivam dotrabalho de outros, seja na forma de trabalho escravo ou de qualquer outro modo de exploração.
Em todas as formas de sociedade, é uma produção determinada e as relações por ela produzidas que estabelecem todas as outras produções e as relações por ela produzidas que estabelecem todas as outras produções e as relações a que elas dão origem, a sua categoria e a sua importância. É como uma...
tracking img