Materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 79 (19606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Manganês


1. INTRODUÇÃO -


O Brasil é um dos maiores produtores de minério de manganes. A Serra do Navio, no Amapá, era responsável por grande parte da produção nacional. Entretanto, suas jazidas exploradas, desde a década de 1950, mostra evidências de que o minério de alto teor existente superficialmente já foi extraido, com previsão de esgotamento para o inicio dos anos2000. Assim é que, diante da iminente exaustão das reservas da Serra do Navio, os esforços estejam se centralizando para a exploração do minério de cromo, também existente na região.
Os estudiosos com maiores jazidas de minério d manganes são, em ordem decrescente :
□ Pará, as ocorrências na região de Carajás, que visam o mercado externo, sendo utilizada a mesma infraestrutura existentepara a exportação do minério de ferro.
□ Mato Grosso do Sul: as jazidas do Maciço do Urucum, no Pantanal Mato-grossense, próximo a Corumbá, ainda pouco exploradas, cuja produção se destina à exportação para Argentina e Paraguai, por via fluvial, a partir do porto de Corumbá.
□ Minas Gerais: na Região do Quadrilátero Ferrífero, que abastece o parque siderúrgico nacional (sudeste brasileiro),porém, sua exploração contínua acena para o esgotamento das jazidas. Provavelmente, o manganes de Carajás venha a ser o futuro abastecedor esse mercado.


2. OBTENÇÃO -

2,1) Principal minério de manganes é a pirolusita (Mn O2), do qual se obtém m o metal por
redução com carbono:
Mn O2 + 2 C => Mn + 2 C O

Conforme sabemos, a pirolusita reage com o carbono (elementoredutor), sob aquecimento, produzindo manganes metálico e monóxido de carbono.
2) Quando se deseja uma maior pureza do metal obtido (o carbono torna o metal quebradiço), é usado processo de aluminotermia, mais caro, mas que fornece o metal isento de carbono. Nesse processo, o aluminio é o agente redutor, que, ao reagir com a pirolusita, se combina com o oxigênio e libera o manganes :3 Mn O2 + 4 Al => 3 Mn + 2 Al2 O3


Isso é, a pirolusita reage com aluminio metálico, produzindo manganes metálico e óxido de aluminio e óxido de aluminio.

3. APLICAÇÕES -

A principal aplicação é na formação de ligas metálicas com o ferro, constituindo ainda o aço ao manganes (10 a 18% Mn), tornando o aço mais duro, tenaz e resistente aodesgaste. Então vem pode ser usado na fabricação de escavadeiras, trituradores de rochas (britagem), trilhos e blindagem de automóveis.
É também usado em ligas, tais como bronze ao manganes (em liga com cobre e estanho) e a manganina, liga não condutora, em cuja composição entram também níquel e cobre.
Ademais, compostos de manganes são muito úteis na fabricação de pilhas comuns e alcalinas, napreparação de alguns tipos de vidro e na produção de permanganato de potássio, reagente muito aplicado em química.


MMNF - Notas de aula - 13


Prof. Damião Borges Ramos






Cromo





1. Obtenção: metal pouco abundante, correspondendo a 0,012% da massa da crosta terrestre, seu minério mais representativo é a cromita (FeO .Cr 2 O 3 ). Sua obtenção é feita porredução do óxido de cromo com carbono ou por aluminotermia.


⇨ Redução: Cr2O3 + 3 C => 2 Cr + 3 CO
⇨ Aluminotermia: Cr2O3 + 2 Al => 2 Cr + Al2O3 ( O aluminio atua como agente redutor .

2. Aplicação:

• Cromagem: quando exposto ao oxigênio, o cromo sofre oxidação, formando o óxido de cromo (Cr2O3), que possui boa aderência à superfície do próprio metal. Assim, a peça passa a ficar recoberta por fina e transparente camada desse óxido, que funciona como uma proteção que impede o metal de continuar sendo oxidado. Tal fenômeno é conhecido por passivação, fazendo o cromo manter seu brilho característico.

• Aço inoxidável: é outro material importante contendo cromo. Nesse caso é...
tracking img