Materiais e instrumental para podologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MATERIAIS E INSTRUMENTAL PARA PODOLOGIA

FRANÇOISA MARQUÊS
GILMARA
KÁTIA MACIEL
LUISA ALBUQUERQUE
PALMIRA
TÂNIA TEIXEIRA

PSORIASE UNGUEAL
TINEA

1 PSORIASE

È UMA DOENÇA CONHECIDA DESDE A ANTIGUIDADE, COM RELATOS QUE DATAM DE 1550 A.C.
TRATA-SE DE UMA DERMATOSE CUTÂNEA QUE SE CARACTERIZA PELA CRONICIDADE. PODE AFETAR QUALQUER PARTE DO CORPO, COMO COURO CABELUDO, COTOVELOS,JOELHOS, MÃOS, PERNAS E PÈS.
A CAUSA DA PSORIASE È DESCONHECIDA, EMBORA EXISTA PREDISPOSIÇÃO GENÈTICA. AS AFECÇÕES PODEM SER DESCAMATIVAS COM O AUMENTO EXCESSIVO E RÀPIDO DE CÈLULAS DA EPIDERME, A DOENÇA TAMBÈM PODE APRESENTAR LESÕES EM FORMA DE VISÌCULAS QUE, ÀS VEZES, TEM CONTEÙDO SEROSO OU PURULENTO, HÀ CASOS EM QUE A PSORIASE SE MANIFESTA POR MEIO DA ARTRITE.
PODE SER PLANTAR E AFETAR DEDOS ELÂMINAS UNGUEAIS. NAS LÂMINAS CARACTERIZA-SE POR ERUPÇÕES MÙLTIPLAS EM UMA OU MAIS LÂMINAS.
A PSORIASE PLANTAR PODE NÃO AFETAR OUTRAS PARTES DO CORPO, MAS È COMUM APARECER NOS JOELHOS, COTOVELOS E COURO CABELUDO, É POSSIVEL O APARECIMENTO DE PLACAS ERITEMATOSAS, HIPERQUERATOSE EM ESCAMAS E FISSURAS.
HÁ TAMBÈM A PSORIASE PUSTULOSA, QUE AFETA PÈS E MÃOS E PODE SER DESENCADEADA POR TRAUMATISMO, COMO UMAONICOCRIPTOSE.
RECOMENDAM-SE CREMES Á BASE DE URÈIA (NUTRAPLUS OU UREADIN), NO MAXIMO A 10% OU CALÊNDULA (HOMEOPAST).O PODÓLOGO ATUA INCLUSIVE NO AUXILIO DO DIAGNÓSTICO,ENCAMINHANDO PARA O DERMATÓLOGISTA OS CASOS SUSPEITOS,HIGIENIZANDO E HIDRATANDO A PELE.
PÈS COM PSORIASE, NÃO DEVEM SER LIXADOS NAS REGIÕES QUE SE ENCONTRAM AS LESÕES. MUITAS VEZES, A PESSOA SÓ TEM PSORIASE APÓS UM TRAUMA, COMOESFOLIAÇÃO DA PELE, REMOÇÃO DO EPONIQUIO OU LIXAMENTO INDEVIDO DA LÂMINA OU DO PÉ, ALÉM DO USO DE MEDICAMENTOS, SOLUÇÕES OU CREMES AGRESSIVOS PARA A PELE E LÂMINAS, PODE SER RESULTADO DE QUEIMADURAS PELA EXPOSIÇÃO AO SOL.
O TRATAMENTO É MULTIDISCIPLINAR E, EMBORA NÃO EXISTA AINDA A CURA DEFINITIVA, PODE TER GRANDES PERIODOS DE MELHORA E DESAPARECIMENTO DO QUADRO CLINICO, O QUAL RESSURGE EMMOMENTOS DE ESTRESSE.
O CONHECIMENTO QUE O PODÓLOGO ADQUIRE NO PROCEDIMENTO FAZ DELE SER MUITO REQUISITADO EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR. DEVE-SE TER UM CUIDADO EXTREMO AO PROCEDER AO CORTE DAS LÂMINAS E O DESBASTAMENTO DAS QUERATOSES (CALOSIDADES), POR MEIO DE SUAVE MANEJO COM ENORME SEGURANÇA NO LIXAMENTO OU DESBASTAMENTO COM LÂMINAS DESCARTAVÉL ESTÉRIL DE BISTURI N: 20, EVITANDO SANGRAMENTO. NO CASODE DUVIDAS É RECOMENDAVEL A NÃO REALIZAR NENHUM PROCEDIMENTO, POSSUIR O BOM SENSO E A ÉTICA É FUNDAMENTAL. UMA BOA HIGIENIZAÇÃO AJUDA ABSORÇÃO DOS MEDICAMENTOS TÓPICO
É RECOMENDADO AO PODÓLOGO A NÃO REMOÇÃO DO EPONIQUIO (CUTICULA) QUE É A PROTEÇÃO DAS LÂMINAS, AO FERIR PODE PROVOCAR LESÕES DE PSORIASE NESSAS ÁREAS. SOMENTE UM LIXAMENTO LEVE NA PARTE DIGITAL DA LÂMINA. EM RELAÇÃO À MEDICAÇÃOESPECIFICAS PARA O TRATAMENTO, É PRECISO QUE O PODÓLOGO TENHA NOÇÃO DOS SEUS EFEITOS PARA EVITAR COMPLICAÇÕES.
É IMPORTANTE RESALTAR QUE PARA SE TER UM CORRETO DIAGNÓSTICO É PRECISO REALIZAR EXAMES MICOLÓGICOS E CULTURA, POIS ALGUMAS ONICOPATIAS PODEM APRESENTAR AS MESMAS CARACTERISTICAS QUE A PSORIASE UNGUEAL.
O PODÓLOGO PODERÁ SER FUNDAMENTAL PARA ENCAMINHAMENTO A UM DERMATOLOGISTA, POSSIVÉLMENTE,HAVERÁ NECESSIDADE DE EXAME ANATOMOPATOLOGICO DA LESÃO POR MEIO DE BIÓPSIA DA PELE, É O ÚNICO EXAME CONFIRMATÓRIO DA PSORIASE.
NA ASSÉPSIA DEVE-SE USAR SORO FISIOLOGICO, EVITANDO A APLICAÇÃO DE LOÇÃO HIDROALCÓOLICA, QUE PODERÁ CAUSAR DERMATITE DE CONTATO. EVITAR A ONICOÓRTESE (TÉCNICA USADA PARA CORREÇÃO DA LÂMINA UNGUEAL), O ADESIVO APLICADO SOBRE A LÂMINA PODE DESENCADEAR UMA ALERGIA. OSADESIVOS INSTÂNTANEOS SÃO TÓXICOS, PODENDO CAUSAR REAÇÕES ALERGICAS. A INTENSIDADE DESSAS REAÇÕES ALÉRGICAS PODE CAUSAR A PERDA DA LÂMINA OU QUADROS CLINICOS MAIS SÉRIOS.
É DEVER DE O PODÓLOGO ESCLARECER O PORTADOR DE PSORIASE SOBRE A PATOLOGIA, INCENTIVANDO E OFERECENDO APOIO PSICOLÓGICO.

2 TINHA DAS UNHAS (ONICOMICOSES)

OCORRE O ACOMETIMENTO DA LÂMINA UNGUEAL OU DOBRAS UNGUEAIS. A LÂMINA É...
tracking img