Estudo dirigido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

1. Caracterize os diferentes tipos de musculatura do corpo humano.

Estriados ou Esquelético = Responsáveis pelos movimentos voluntários;
Liso ou Víscera = Pertence à vida de nutrição (digestão, excreção, etc); involuntários;

Cardíaco ou Miocárdio = Vermelho e estriado, porém, involuntário.

Os músculos esqueléticos, que se ligam aoesqueleto; estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo. Constituem aquilo que vulgarmente se chama a "carne" e são comandados pela vontade.

Os músculos viscerais, que entram na constituição dos órgãos profundos, ou vísceras, para assegurar-lhes determinados movimentos. Estes músculos têm estrutura"lisa" e funcionam independentemente da nossa vontade.

Uma categoria à parte é constituída pelos músculos cutâneos, os quais se inserem na pele, pelo menos por uma das suas extremidades. No homem, esses músculos são pouco desenvolvidos e são encontrados, na sua maior parte, na cabeça e no pescoço (músculos mímicos), mas são desenvolvidíssimos nos animais.

2. Identifique os componentesestruturais da musculatura esquelética.

• Perimísio - manda septos para o interior do músculo, septos dos quais se derivam divisões sempre mais delgadas.

• Endomísio - manda para o interior do músculo membranas delgadíssimas que envolvem cada uma das fibras musculares.

• Miofibrilas contráteis - constituídas por filamentos compostos por dois tipos principais de proteínas – a actina e amiosina.

• Actina e miosina - regularmente originam um padrão bem definido de estrias (faixas) transversais alternadas, claras e escuras. Essa estrutura existe somente nas fibras que constituem os músculos esqueléticos, os quais são por isso chamados músculos estriados.
• Retículo sarcoplasmático (retículo endoplasmático liso) - especializado no armazenamento de íons cálcio, está situado em tornodo conjunto de miofibrilas de uma fibra muscular esquelética. 

• Sarcômeros - são unidades que se repetem ao longo do comprimento das miofibrilas.
3. Explique as propriedades funcionais dos músculos esqueléticos.

Elasticidade
Distensão Contratilidade
Contração (Isotônica, Isométrica e Isocinética)
Tonicidade
Tônus

4. O que é uma unidade motora?

É o conjunto de um neurôniomotor e das fibras musculares por ele inervadas.  O tipo da fibra muscular, 1 ou 2 (lenta ou rápida), é determinado pelo neurônio que a inerva.  Portanto, todas as fibras inervadas por um neurônio são do mesmo tipo.  O tamanho da unidade motora varia com o músculo.  É maior em músculos responsáveis por movimentos potentes e grosseiros, como o quadríceps (cerca de 200 fibras por neurônio). É mínimaem músculos que executam movimentos finos e altamente regulados como a musculatura extrínseca do globo ocular (cerca de 8 fibras por neurônio). 

5. Classifique a contração muscular com base nas suas características funcionais.

- Contração reflexa - ato involuntário de movimento muscular mas de músculos somáticos voluntários;
- Contração tônica - contração esta mantida mesmo quando o músculoestá "relaxado", este tipo de contração ajuda na manutenção da postura, por exemplo, do pescoço, no tônus dos dedos;
- Contração fásica isotônica dividida ainda em contração concêntrica (encurtamento muscular) e contração excêntrica - alongamento do músculo oposto ao que se contrai,
- Contração fásica isométrica - não encurta nem alonga, mantem o mesmo comprimento muscular, mas com uma tensãomaior do que o tônus muscular.
6. Cite e diferencie os tipos de fibras musculares.

Fibras de Contração Lenta:  as fibras CL possuem características contráteis de caráter lento, ou seja, se encurtam mais lentamente. Porém não se iluda, as fibras CL se contraem em cerca de 90-140 milisegundos, ou seja, muito mais rapidamente do que até mesmo um piscar de olhos! Metabolicamente, são dotadas de...
tracking img