Materiais patrimoniais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Segundo Viana, a classificação é a alocação de materiais por características semelhantes, e devem seguir padrões de abrangência, flexibilidade e praticidade.
A classificação de materiais mostra-se como um meio de fundamental importância, quando tange à identificação dos mesmos, de forma que a estruturação de armazenagem e alocação dos recursos se torna dependente de umacategorização eficiente. Este artigo discute a necessidade de classificação de insumos utilizados em saúde. Para tanto, foi analisado um posto de saúde, localizado em Goiânia, Goiás, de forma a se obter referências de como ocorre o processo de classificação e consequentemente armazenagem nestes locais de atendimento. Procurou-se avaliar de acordo com a capacidade e necessidade do local.


1.INTRODUÇÃO
O trabalho em questão visa retratar sobre o impacto que a gestão de suprimentos causa diretamente no desempenho apresentado pela organização. Diante disso, o estudo apresentado foca na classificação dos materiais de uso em saúde e seus medicamentos, a fim de mostrar a importância de adotar alguns critérios para uma melhor eficiência do setor de saúde pública, o qual enfrenta grandesproblemas de gestão de materiais.
Para a realização deste, foi feita uma pesquisa com um posto de saúde de Goiânia para demonstrar como é feito o processo de classificação de materiais, proporcionando de tal forma um maior conhecimento de como funciona estas atividades tão utilizadas na gestão de materiais focando uma organização atuante do ramo da saúde.


1.1 Justificativa do trabalhoA pesquisa mostra a importância de destacar que um bom gerenciamento do setor de saúde é resultado da adoção de um bom sistema de classificação de materiais. Uma vez que isto impacta no armazenamento dos materiais, na otimização dos recursos utilizados, na redução de riscos à saúde da equipe de colaboradores e por fim, na diminuição de desperdícios e consequentemente no decrescimento dafalta de materiais.


2. Objetivo do trabalho
O objetivo do trabalho é identificar se existe algum sistema de classificação de materiais no posto de saúde estudado e verificar se segue as normas estabelecidas pela ANVISA.

2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Gestão de Suprimentos
A gestão de cadeias de suprimentos faz um elo entre fornecedores, fabricantes, depósitos e armazéns, assim oproduto pode ser produzido e distribuído no momento certo, no lugar certo, na quantidade correta e no tempo adequado. Dessa forma se consegue diminuir os custos e atingir a eficiência do processo e consequentemente o resultado final (Eficaz).
Para a gestão da cadeia de suprimentos é necessário ter uma visão sistêmica de todo o processo, e não somente buscar o baixo custo e um baixo nível deestoque. A integração de todos os componentes da cadeia de suprimentos é que pode reduzir consideravelmente os custos e o grau de eficiência.
Segundo VIANA (2009) a administração de materiais tem dois aspectos cruciais para determinar seu estoque. Primeiro é preciso determinar quando pedir e em seguida quanto deve ser adquirido para manter o estoque, definindo toda estratégia do processo. Agestão envolve a racionalização de todo o processo da cadeia de suprimentos.
O Sistema de abastecimento tem que interligar várias áreas dentro da empresa para que todos profissionais estejam envolvidos nos processos, técnicas e rotinas. Dentro desse sistema inclui-se gestão, compras e armazenagem. Assim o objetivo principal pode ser alcançado atingindo o equilíbrio necessário entre estoque econsumo.
As várias atividades da empresa precisam trocar informações constantemente, já que os diversos setores trabalham de maneira interdependente e em mútua relação. Para haver uma sintonia é necessário o funcionamento de algumas atividades: primeiramente deve-se cadastrar, o qual corresponde a classificar, especificar e codificar. O segundo é gerenciar o estoque para seu controle e...
tracking img