Estudos curriculares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução 3
1. Discussão conceptual – O que é os Estudos Curriculares e o que é o Currículo 3
2. Autores mais representativos na área dos Estudos Curriculares 5
Maria do Céu Neves Roldão 5
José Carlos Bernardino de Carvalho Morgado 5
José Augusto Brito Pacheco 6
Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite 6
Maria Palmira Carlos Alves 6
3. Temas recorrentes na áreados Estudos Curriculares 7
I. Avaliação Curricular 7
II. Reforma Curricular do Ensino Básico e Secundário em Portugal 7
III. Gestão Curricular 8
IV. Currículo e Multiculturalismo 8
4. Questões actuais em debate na área dos Estudos Curriculares 8
I. Currículo e Profissionalidade Docente 8
II. Currículo centrado no aluno – Ensino Superior (Processo de Bolonha) 9
Bibliografia10

Introdução

No presente trabalho propomo-nos a reflectir sobre o Currículo, enquanto área de estudo e de investigação que tem ganho um estatuto central no âmbito dos estudos educacionais. O seu objecto de estudo é específico e delimitado mas também polissémico e confuso, no entanto ao pensarmos no currículo como algo que tem a ver com o tipo de educação que desejamos para as nossascrianças, adolescentes, jovens ou adultos, percebemos como esta área é fundamental na formação dos professores, bem como de todos aqueles que de alguma forma intervêm no sistema educativo, não estivéssemos nós numa época que nos exige cada vez mais uma maior participação consciente como cidadãos e, dos agentes de educação por ela responsáveis.
O termo Currículo tem origem latina, currere. Este designacaminho, percurso (Morgado, 2000). Este vocábulo não possui uma definição universal. Pacheco afirma que se trata de um “projecto que obedece a propósitos bem definidos” (1996: p.16).
O vocábulo currículo surge associado à organização escolar e está cada vez mais presente noutras organizações aliadas à formação (Pacheco, 2005).
Os estudos curriculares tornaram-se num processo complicado,susceptível de inúmeras dúvidas. Sendo que a terminologia didáctica, a construção de um campo epistemológico, as escolas de pensamento, a edificação de “castelos” de areia curriculares e as “luzes moribundas que escurecem o debate” (Pacheco, 2005).
O currículo mantém-se constantemente em mudança.

1. Discussão conceptual – O que é os Estudos Curriculares e o que é o Currículo

Morgado afirma que[n]ão existe um consenso generalizado quanto ao âmbito e aos elementos caracterizadores do currículo (2000). Existe uma diversidade de conceitos pois cada investigador define o currículo com base nos seus estudos (Pacheco, 1996).
O currículo situa-se no campo das ciências sociais e humanas, portanto quando nos referimos á teoria curricular pretendemos abordar uma interpretação particular. “Aeducação, em geral, e o currículo, em particular, são de natureza prática, e logicamente dependem dos intervenientes e das condições em que ocorrem”. (Morgado, 2000)
O campo curricular teve origem no movimento herbertiano segundo Hameyer (1991). Este colocava a selecção e organização dos conteúdos de ensino em relevo. No ano de 1633, no Oxford English Dictionary surge primeiramente o uso do vocábulo(Hamilton, 1980). Somente no século XX, é que o currículo é definido por uma nova área do conhecimento educativo.
Os Estudos Curriculares tornam-se num processo complexo, susceptível de muitas discussões e dúvidas. Existiram vários debates sobre as questões curriculares onde foram encontradas várias dificuldades, quer na terminologia, e na edificação de um campo epistemológico. (Pacheco, 2005)Apesar das dificuldades e das muitas dúvidas em torno do currículo, existe o percurso assertivo, pelo menos em instituições de ensino superior e no complexo jogo académico de visibilidade das áreas disciplinares, dos estudos curriculares como uma área científica própria, no seio das ciências da educação, rivalizando com outras áreas ou ocupando mesmo o espaço próprio da didáctica geral.
O...
tracking img