Materiais betuminosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
Materiais de Construção Civil I – CIV 0403

ALUNO:

MATERIAIS BETUMINOSOS

Natal, 10 de Abril de 2013

RESUMO
Os materiais betuminosos têm grande aplicabilidade na engenharia, com uso em pavimentação rodoviária, pintura industrial para proteção, isolamento elétrico e impermeabilização.Alguns dos exemplos destes materiais são o asfalto, os alcatrões, os óleos graxos, entre outros, todos compostos basicamente de betume.
Entende-se por betume um aglomerante orgânico, de consistência sólida, líquida ou gasosa, obtido por processo industrial (resíduo da destilação do petróleo) ou na própria natureza, completamente solúvel em bissulfeto de carbono (CS2), e apresentando polímeros devariada composição química.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ……………………………………………………………………………....4

2 DESENVOLVIMENTO ..................................................................................................5

3 CONCLUSÃO..............................................................................................................15

4REFERÊNCIAS...........................................................................................................16

1. INTRODUÇÃO
A preocupação do ser humano em evoluir está diretamente ligada com a descoberta de novos materiais e meios de aplicações. Os materiais betuminoso sendo o principal, o asfalto propriamente dito que é, sem duvida, um dos mais antigos utilizados pelo homem (1), tendo o conhecimento do seu uso em civilizações antigascomo egípcios, gregos, romanos e na idade média (2). Relatos da Bíblia, cita trechos onde a arca de Noé foi calafetada com betume e a torre de Babel, cuja ruínas hoje existem, foi feita com tijolos de barro rejuntado com argamassa betuminosa. Além disso, pode-se citar as civilizações da Ásia menor, com a utilização em abundância de asfalto, material estes utilizados anteriormente com argamassa eoutros aglomerantes(2).
A partir de 1909, iniciou-se o emprego de asfalto derivado de petróleo, obtido em refinarias da indústria petrolífera, o qual, pelas suas características de economia e pureza em relação aos asfaltos naturais, constitui atualmente a principal fonte de suprimento.
Os materiais betuminosos como já citados, tiveram grande influencia na evolução durante toda historia, masnão se sabe muito sobre eles. Possuem aplicações diretas e especifica, sua reciclagem é possível, porém ainda não aplicada em larga escala e em processos com grande eficiência. Os betuminosos são hidrocarbonetos considerados pesados (com alto peso molecular), extraído a partir da destilação do petróleo. São característicos por serem materiais aglutinantes ou ligantes, são hidrofóbicos (repelentes daágua), são quimicamente inertes por apresentarem uma cadeira composta por carbono e hidrogênio, apresenta grande sensibilidade a variações de temperaturas e sua durabilidade e propriedades são mantidas durante um longo período de tempo.

Com o conhecimento adquirido na literatura sobre os materiais betuminosos , o presente estudo mostra sua definição e conceito apresentando sua classificaçãogeral , aplicação na área de construção civil de diferentes formas e modo de aplicação. Abordando o tema de forma sucinta e visando o aprendizado de modo geral sobre o tema.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS MATERIAIS BETUMINOSOS
Materiais betuminosos são aqueles materiais compostos essencialmente de betume. Embora seja relativamente fácil conceitua-lo, não éfácil defini-lo, porque há muita confusão entre o betume e seus derivados; betume, asfalto, pez, alcatrão, resina, nafta, azeite, óleo de terra, óleo mineral, malta, breu, piche, petróleo são nomes usados para materiais betuminosos. De acordo com a TB-27 (NBR 7208) “betume é uma mistura de hidrocarbonetos de consistência sólida, líquida ou gasosa, de origem natural ou pirogênica, completamente...
tracking img