Materiaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alimento, um desafio para o farmacêutico
Governos, pesquisadores e empresários têm um dos maiores desafios da década: aumentar, em até 70%, a produção de alimentos para atender à demanda mundial. Há 1 bilHão de pessoas passando fome, no mundo. não basta mais apenas ampliar a produção de alimentos. é preciso oferecer comida com qualidade, mais barata e sem causar danos ambientais. isso épossível?
fiGura o farmacêutico especialista em alimento.

vários profissionais atuam na área, mas, ressalte-se, o farmacêutico é o único que, cientificamente, conHece as interações entre alimentos e entre alimentos e medicamentos, o mecanismo de absorção do produto pelo orGanismo e todo o seu metabolismo. isso faz diferença para a pesquisa e produção de alimentos?
a revista “pHarmacia brasileira”entrevistou o farmacêutico jorGe alberto coelHo da silva, empresário do setor. para os farmacêuticos.

entre

os profissionais cHamados a encontrar respostas a esses novos desafios,

ele fala da formação profissional e do mercado
Pelo jornalista Aloísio Brandão, Editor desta revista.

Pharmacia Brasileira - Setembro a Dezembro 2009

35

A umentar, em até 70%, a produção de alimentos paraatender à nova demanda mundial é um dos maiores desafios impostos aos governos, produtores e pesquisadores do setor, em todo o mundo. Os desafios, em verdade, são ainda muito maiores, se se entender que apenas a expansão da produção, em si, já não é mais suficiente para atender as exigências do mundo, que cobra mais comida, sim, porém associada ao conceito de preservação ambiental e que sinalizepara a manutenção da saúde e até para a cura de doenças. É possível produzir com dano zero à natureza, atendendo, ainda, a tantos outros requisitos? E como enfrentar esses desafios, se a eles é, ainda, agregada uma nova ordem do mercado, que é produzir alimento barato e com qualidade? Entre os profissionais chamados a encontrar respostas a tantas questões, figura o FARMACÊUTICO ESPECIALISTA EMALIMENTO. Vários profissionais atuam na área, mas, ressalte-se, o farmacêutico é o único que, cientificamente, sabe das interações entre alimentos e entre alimentos e medicamentos, conhece o mecanismo de absorção do alimento pelo organismo, e todo o seu metabolismo. Isso faz diferença para a pesquisa e produção de alimentos? A necessidade de mais alimento está na ordem do dia e mobiliza autoridadesinternacionais. Sessenta chefes de Estado e de governo de todo o mundo reuniram-se, em Roma, em novembro de 2009, durante a Cúpula Mundial sobre Segurança

Alimentar, promovida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), para refletir sobre o assunto. Durante o evento, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou para a insuficiência de recursos internacionaisdestinados a enfrentar a fome, no mundo. Lula cobrou, também, o fim dos subsídios agrícolas. Enfatizou que eles prejudicam as economias mais pobres. UM BILHÃO COM FOME O representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), Gustavo Chianca, citou, em Brasília, o mais recente relatório sobre segurança alimentar produzido pela entidade. Segundo o relatório, 1 bilhão depessoas sofrem de fome crônica, em 2009. A maioria vive, em países subdesenvolvidos. “Nesse cenário, ganham importância as ações que se preocupam com o acesso aos alimentos e, também, com a qualidade com que eles são ofertados”, defendeu Chianca. Ele participou do “Seminário Internacional sobre Sistemas de Inocuidade de Alimentos”, realizado, em outubro, na Capital Federal. O evento discutiu meiosque garantam a segurança alimentar, em tempos de crise; a produção de alimentos seguros e a dinâmica do desenvolvimento econômico. Um sistema de inocuidade alimentar é aquele capaz de garantir a produção e a oferta de alimentos seguros, livres de contaminação. Mas, também, está relacionado a outros fatores relevantes: “É preciso considerar os acordos internacionais, as novas

tecnologias de...
tracking img