Ecossistemas do rn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os ecossistemas do Rio Grande do Norte
Os Ecossistemas do Estado
As formações vegetais são diretamente ligadas aos fatores climáticos e ao tipo de solo e relevo.

No estado elas estão representadas sob a forma de 7 ecossistemas (ambientes ecológicos)), todos com um papel, mas são apeser de todo, sobmetidos aos agredidos, principalmente vindo do homem.

O resultado é uma forte diminuçãoda cobertura vegetal primitiva causando em determinadas zonas um enfraquecimento da biodiversidade e desertificação.
Caatinga
Nome de orígem indígena (tupi) "Mato Branco" devido à sua aparência no período da seca.

É uma vegetação que caracteriza essa região ao clima semi-árido e que representa 80% da cobertura vegetal do estado, com à predominância de solos pedregoso.

Formada dearbustos, ela pode se cobrir de folhas nos raros períodos de chuvas.

A fauna existente é formada principalmente por pequenos animais adaptados às difíceis condições: tatu-verdadeiro, peba, preá e mocó, o primata sagüi-do-nordeste, o cervídeo veado-catingueiro (ameaçado de extinção).

Agreções e papel da Caatinga:
As queimadas e a utilização da madeira da caatinga, entre outras, nas fábricasde cerâmica, têm provocado um grave desmatamento e acarretado um problema ambiental maior.
Vegetação nativa Mata Atlântica
Esse ecossistema era formado pela associação entre vegetais e animais que ocupavam todo o litoral brasileiro.

A Mata Atlântica no estado do Rio Grande do Norte se estendia anteriormenete desde a Baía Formosa até Maxaranguape, em 3000 km2, 6% da superfície do estado.Ela está restrita, em nossos dias, em pequenas faixas no litoral que englobam 840 km2.

Principais áreas de preservação da Mata Atlântica : 'Mata Estrela' de Baía Formosa, 'Santuário Ecológico' de Tibau do Sul, 'Floresta Nacional' de Nísia Floresta, 'Escola das dunas', 'Parc das dunas' de Natal.

Este ecossistema constitui uma das maiores diversidades biológicas do planeta, a fauna e aflora que nele existem são específicas e correspondem a algumas espécies raras e muito ameaçadas de extinção. A flora, 'Pau-Brasil', 'Jatobá', 'Maçaranduba', 'Gameleira', 'Sapucaia', 'Peroba', 'Sucupira', 'Anescla'. A fauna, o macaco 'Guariba', os passarinhos, como 'Choca barrada', 'Beija-flor', 'Aracuã', 'Pintor Verdadeiro'. Os repteis, 'Bico-doce' e 'Tejuaçu'. Os insetos herbivoros, aranhasarboricolas e formigas 'tocandiras', uma das maiores do mundo.

Agreções e papel da Mata Atlântica:
O desmatamento da Mata Atlântica se iniciou no começo da época colonial, com a extração do "Pau Brasil", depois com a produção da cana de açúcar e com a construção e movelarias. Além da preservação das espécies, a manutenção desse ecossistema é essencial para a fertilidade dos solos, a proteção dasdunas da erosão e do clima das cidades.
Cerrado - floresta de Tabuleiro
Constituido de árvores (caju, mangabeira, lixeira) tortuosas, esparsas, intercaladas por uma cobertura vegetal inferior, o Cerrado ocupa os terrenos baixos do litoral nas faixas de terras, muitas vezes associado com outras vegetações como a caatinga.

Esse ecosisssistema esta presente no norte do estado, na região deTouros.

Agreções e papel da Floresta de Tabuleiro:
Devastado pelas necessidades humanas e as culturas de cana-de-açúcar, côco e caju, podemos ainda encontrar esse ecosisssistema no norte do estado, na região de Touros.
Floresta das Serras
As serras com seus terrenos elevados e inclinados apresentam um ecossistema muito diversificado, caracterizado pelos seus cumes de florestas úmidas egrandes árvores, 'Floresta das Serras'.

Nas regiões de caatinga, ela é representada por Pereiros, Marmeleiros,Aroeiras e na Mata Atlântica por Mulungus e Jatobás.
A fauna é constituida de numerosas espécies de aves (Gavião Pé-de-serra, Concriz, Rolinhas e Juritis).

Agreções e papel da Floresta das Serras:
Aqui também a fauna e a flora são ameaçadas pela ação do homem.
Floresta...
tracking img