Brand equity

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS

CAMPUS III – BANANEIRAS/PB

COMPONENTE CURRICULAR: MARKETING I

PROFESSORA: ANDRÉA RÊGO

DISCENTE: Márcia Ferreira da Silva







CRIAÇÃO DE BRAND EQUITY

(continuação)











INDICE

AUDITORIAS DE MARCA: A AVALIAÇÃO DO BRAND EQUITY...................2RASTREAMENTO DA MARCA.........................................................................3

AVALIAÇÃO DA MARCA..................................................................................4

GERENCIAMENTO DO BRAND EQUITY..........................................................5


REFORÇO DE MARCA.....................................................................................5
REVITALIZAÇAO DA MARCA...........................................................................6
CRISE DE MARCA.............................................................................................8

PLANEJAMENTO DE UMA ESTRATÉGIA DE BRADING...............................8

EXTENSÃO DE MARCA...................................................................................10LINHA DE MARCA............................................................................................10

A DECISÃO DE BRANDING: TER OU NÃO TER UMA MARCA?..................12

PORTFÓLIOS DE MARCA...............................................................................13

BIBLIOGRAFIA.................................................................................................15CRIAÇÃO DE BRAND EQUITY (continuação)

AUDITORIAS DE MARCA: A AVALIAÇÃO DO BRAND EQUITY

Diante do poder de uma marca, o seu processo de criação de valor tem inicio quando a empresa investe em um programa de marketing tendo seu alvo clientes reais ou potenciais. A cadeia de valor da marca é, portanto, uma maneira estruturada de avaliar as fontes eresultados do brand equity, bem como a forma pela qual as atividades de marketing criam o valor da marca. Para compreensão das marcas no mercado e o grau de afetividade de seus clientes com o produto, para desenvolver estratégias condizentes com a realidade do mercado se faz necessário, muitas vezes, a auditoria da marca.

Auditoria é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidasem determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.

A auditoria de marca envolve uma série de procedimentos para avaliar a saúde da marca, desvendar suas fontes de brand equity e sugerir maneirasde aprimorá-lo e estimulá-lo. Os profissionais de marketing devem realizar auditorias de marca sempre que tiverem a intenção de mudanças importantes no direcionamento estratégico. As auditorias de marca podem gerar profundas consequências para o direcionamento estratégico e o desempenho final da marca.

Para conduzir uma auditoria de marca, é preciso compreender as fontes de brand equity soba perspectiva da empresa e do consumidor. Na perspectiva da empresa, é necessário entender quais produtos e serviços estão sendo oferecidos ao consumidor nesse momento e como eles estão sendo divulgados e definidos como marcas. Na perspectiva do cliente, é necessário desvendar o verdadeiro significado das marcas e produtos para o consumidor. As auditorias de marca consiste em duas etapas:

←Inventário da marca- o objetivo do inventário da marca é oferecer um perfil atual e abrangente de como todos os produtos e serviços vendidos por uma empresa são divulgados e como suas marcas são definidas. O inventário da marca ajuda a sugerir em que as percepções atuais dos consumidores podem estar baseadas.

← Pesquisa exploratória do valor da marca- a pesquisa exploratória do valor da...
tracking img