Materia cefet-coltec

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Português

Conhecimento: 1. Contexto de produção, circulação e recepção de textos. ; 2. Variação linguística. 2.1. Níveis de formalidade, diferenças de registros, relação entre as escolhas lingüístico-gramaticais com o gênero textual em que se realizam. 3. Organização temática. 3.1. Construção da coerência temática na compreensão e na produção de textos; 3.2. Relação das partes e sub-partes dotexto; 3.3. Inferência de fatos, opiniões, dados, argumentos explícitos e implícitos no texto. 4. Seleção lexical e efeitos de sentido. 4.1Recursos lexicais e semânticos do texto; 4.2. Inferência de significado de palavras e expressões usadas em um texto; 4.3. Produção de novos efeitos de sentido em um texto por meio de recursos lexicais e semânticos. 5. Identificação das vozes do discurso. 6.Textualização das sequências discursivas bem como suas implicações na produção de sentido e na organização do gênero textual. 7. Textualização do discurso poético e suas implicações na produção de sentido. 7.1. Especificidades do texto literário. 7.2. Elementos da narrativa literária; 7.3. Elementos da poesia. 8. Sintaxe da norma padrão. 8.1. Relações morfossintáticas e semânticas entre as classes depalavras; 8.2. Noções de frase, oração e período para a produção textual e produção de sentido; 8.3. Relações semântico-discursivas; 8.4. Usos dos conectivos; 8.5. Usos dos pronomes; 8.6. Flexão verbal e nominal. 9. Signos não-verbais. 9.1. Relações de imagens, gráficos e tabelas com informações verbais explícitas e implícitas.

Matemática

Linguagem básica de conjuntos. 1.1. Pertinência,inclusão, igualdade, reunião, interseção e diferença. 2. Conjuntos numéricos naturais, inteiros, racionais e reais. 2.1. Operações de adição, multiplicação, subtração, divisão, potenciação e radiciação. 2.2. A reta numérica. 2.3. Propriedades específicas de cada um destes conjuntos: naturais–múltiplos e divisores, fatoração em produtos de primos, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum;inteiros – múltiplos e divisores; racionais e reais – representação decimal. 3. Sistema legal de unidades de medida. 3.1. Comprimento, área, volume, ângulo, tempo, velocidade e massa. 4. Razão e Proporção. 4.1. Proporcionalidade; grandezas direta e inversamente proporcionais; regra de três simples e composta. 4.2. Porcentagem, juros e descontos simples. 5. Cálculo algébrico. 5.1. Operações comexpressões algébricas. 5.2. Identidades algébricas notáveis. 5.3. Polinômios; operações. 6. Equações e inequações. 6.1. Equações de 1o e 2o graus. 6.2. Raízes de produtos de polinômios de 1o e 2o graus. 6.3. Desigualdades de 1o grau. 6.4. Sistemas de equações de 1o e 2o graus. 7. Geometria plana. 7.1. Elementos primitivos, semirretas, semiplanos, segmentos e ângulos. 7.2. Retas perpendiculares e retasparalelas. 7.3. Teorema de Tales. 7.4. Congruência e semelhança de triângulos. 7.5. Quadriláteros. 7.6. Circunferência e círculo; ângulos na circunferência. 7.7. Relações métricas e trigonométricas em triângulos retângulos. 7.8. Áreas polígonos e círculos. 8. Funções. 8.1. Conceito de função. 8.2. Plano cartesiano e gráficos. 9. Noções de estatística descritiva. 9.1. Médias, percentis, interpretaçãode dados por meio de gráficos.


Historia

1. A formação do mundo moderno. 1.2. Renascimento; Reforma; Absolutismo; Expansão marítima e comercial européia. 1.3. Descobrimentos e colonização da época moderna; formação territorial; economia, sociedade e dominação política e cultural no Novo Mundo; o Império Português e suas especificidades. 2. A consolidação do capitalismo e a formação do mundocontemporâneo. 2.1. A crise do Antigo Regime; Iluminismo; Liberalismo; Revoluções Burguesas. 2.2. Revolução Industrial. 2.3. A crise do Sistema Colonial e os processos de independência no Novo Mundo. 2.4. Imperialismo; Neocolonialismo; Socialismo. 2.5. O Brasil Império: construção da ordem imperial, escravismo, economia e sociedade; crise do Império e proclamação da República. 3. O mundo...
tracking img