Matemativ

431 palavras 2 páginas
Funções da Linguagem
Para que serve a linguagem?
Sabemos que a linguagem é uma das formas de apreensão e de comunicação das coisas do mundo. O ser humano, ao viver em conjunto, utiliza vários códigos para representar o que pensa, o que sente, o que quer, o que faz.
Sendo assim, o que conseguimos expressar e comunicar através da linguagem? Para que ela funciona?
A multiplicidade da linguagem pode ser sintetizada em seis funções ou finalidades básicas e uma delas é a função referencial.
1) Função Referencial ou Denotativa
Palavra-chave: referente
Transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. Possui uma função predominantemente referencial aqueles textos cuja mensagem está centralizada no conteúdo, textos cuja função é falar sobre um objeto, um conceito, um fato, uma informação, um acontecimento. Em geral, por estar focalizado nesse objeto, sua linguagem além de ser denotativa fica na terceira pessoa, marcando sempre uma impessoalidade, dado o seu caráter objetivo. São exemplos de textos com predominância da função referencial os textos jornalísticos, científicos, técnicos, didáticos e descritivos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.

Abaixo um exemplo de texto com função referencial ou denotativa:
"Um forte terremoto de magnitude 7 devastou o Haiti às 16h53 do dia 12 de janeiro, hora local -19h53 de Brasília. O epicentro foi a poucos quilômetros da capital, Porto Príncipe." Via globo.com em janeiro de 2010

A referência ou o objeto de que trata o texto acima é o terremoto no Haiti. Não há espaço para ornamentação do discurso, expressão de emoções ou para o apelo, pois a função é falar sobre o assunto, sobre o objeto, prestando informações e esclarecimentos ao leitor. Função Referencial.

1. Função referencial – ocorre quando a intenção principal do texto é informar o leitor/ouvinte sobre um fato. A linguagem é clara, direta e precisa, procurando

Relacionados