Matemativ

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Funções da Linguagem
Para que serve a linguagem?
Sabemos que a linguagem é uma das formas de apreensão e de comunicação das coisas do mundo. O ser humano, ao viver em conjunto, utiliza várioscódigos para representar o que pensa, o que sente, o que quer, o que faz.
Sendo assim, o que conseguimos expressar e comunicar através da linguagem? Para que ela funciona?
A multiplicidade da linguagem podeser sintetizada em seis funções ou finalidades básicas e uma delas é a função referencial.
1) Função Referencial ou Denotativa
Palavra-chave: referente
Transmite uma informação objetiva sobre arealidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. Possui uma função predominantemente referencial aqueles textos cuja mensagem está centralizada no conteúdo, textos cuja função éfalar sobre um objeto, um conceito, um fato, uma informação, um acontecimento. Em geral, por estar focalizado nesse objeto, sua linguagem além de ser denotativa fica na terceira pessoa, marcando sempreuma impessoalidade, dado o seu caráter objetivo. São exemplos de textos com predominância da função referencial os textos jornalísticos, científicos, técnicos, didáticos e descritivos. Coloca emevidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.

Abaixo um exemplo de texto com função referencial ou denotativa:
"Um forte terremoto de magnitude 7 devastou o Haiti às 16h53 do dia12 de janeiro, hora local -19h53 de Brasília. O epicentro foi a poucos quilômetros da capital, Porto Príncipe." Via globo.com em janeiro de 2010

A referência ou o objeto de que trata o texto acima é oterremoto no Haiti. Não há espaço para ornamentação do discurso, expressão de emoções ou para o apelo, pois a função é falar sobre o assunto, sobre o objeto, prestando informações e esclarecimentosao leitor. Função Referencial.

1. Função referencial – ocorre quando a intenção principal do texto é informar o leitor/ouvinte sobre um fato. A linguagem é clara, direta e precisa, procurando...
tracking img