Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cite e explique dois Princípios de Aprendizagem.
Princípios de aprendizagem geral de Burton:
A maturidade e a experiência do aluno devem ser o que ajusta o processo de aprendizagem acima de outras considerações.
O processo de aprendizagem é facilitado sob orientação didática de pessoas do meio do aluno.

Princípios da aprendizagem significativa:
Assegurar a relação das atividades deensino e aprendizagem com a vida real dos alunos, partindo sempre que possível, das experiências que possuem.
A interação aluno-professor e aluno-aluno é essencial para que ocorra a construção de aprendizagens significativas e aquisição de conteúdos de claro componente cultural e social.


2) Observe a imagem abaixo:
Indique as regiões responsáveis pelo desenvolvimento sensório – motor,equilíbrio e aprendizagem.




Área Cortical Função
CórtexPré-motor Aprendizagem
Córtex de Associação Motora Coordenação de movimentos complexos
Córtex Motor Primário Produção de movimentos voluntários
Córtex Sensorial Primário Recebe informação tátil do corpo, motor
Área de Associação Sensorial Processa informação dos sentidos
Área de Associação Visual Processa informação visual complexaCórtex Visual Detecta estímulos visuais simples
Área de Wernicke Compreensão de linguagem
Área de Associação Auditiva Processamento de informação auditiva complexa
Córtex Auditivo Detecta qualidades básicas do som (tom, intensidade)
Cerebelo Coordena as instruções para o controle motor e para manter o equilíbrio e a postura corporal.



3) Leia o trecho abaixo que trata sobre odesempenho em matemática retirado do artigo intitulado: “O professor de 1ª a 4ª série e o ensino de matemática: concepções e prática na formação.”
“A discussão sobre a formação do professor de 1ª a 4ª no ensino de Matemática não pode se furtar da articulação com questões referentes ao péssimo desempenho de nossas crianças e jovens, em escala nacional, nas habilidades de lidar com o conhecimentoMatemático. Os resultados do sistema de avaliação são termômetros de as quantas anda o ensino de modo geral, e o de matemática de modo particular. Na verdade, o que poderia ser algo localizado em um ou outro estado brasileiro, se estende a toda localidade, tornando-se algo generalizado.”
Levando em consideração a metodologia utilizada pelos professores ao ensinar matemática, por quê a situação descrita notexto ocorre?

No ensino fundamental o docente das series iniciais tem formação em pedagogia, carecendo de formação especifica em matemática o que não é suficiente para aprendizagem, alem disso as series inicias do ensino básico são fundamentais para que o aluno aprenda a ler números, e a compreender as quatro operações básicas.
Quando os alunos começarem o ano letivo, deve-se apresentar amatéria em questão de forma que eles se sintam atraídos por ela e mostrar uma aplicabilidade baseada na vivência deles ou na realidade da escola em que estudam. O professor é o principal protagonista dessa interação entre aluno-matemática. Está nas mãos dele fazer com que, durante todo ano, o aluno se sinta fracassado ou se torne bem-sucedido quanto aos conteúdos ministrados. Deve haver uma relaçãoprofessor-aluno considerável para que ele queira realmente aprender com quem está lhe ensinando, pois se não houver amizade, carisma e educação do professor com seus alunos o “fracasso será bem-sucedido”. O ponto de partida é a harmonia entre educador e educando. Também cabe ao professor saber qual metodologia usar para que suas aulas sejam estimulantes, empolgantes e animadas. Uma advertência:deve-se saber fazer o ensinar-brincando, e não simplesmente fazê-lo, uma vez que essa é uma das propostas deste livro. A metodologia não requer algo único, e sim um conhecimento que saia das rotineiras aulas de quadro e giz, fazendo com que os alunos possam desenvolver o raciocínio e expor suas idéias, e, a partir de um exemplo, seja criado um conceito, ou seja, deve-se trabalhar as concepções...
tracking img