Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APLICAÇÕES



MATEMÁTICAS NA



ADMINISTRAÇÃO









INSTITUIÇÃO: ANHANGUERA UNIDERP

DISCIPLINA: MATEMÁTICA

CURSO: SUPERIOR TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

PERÍODO: 2º SEMESTRE 2011

TUTOR EAD: ME. PEDRO HIANE

TUTOR PRESENCIAL: PABLO NAVES

POLO: LAVRAS/MG

INTEGRANTES:

ADRIANO BATISTA COSTA ALMEIDA RA:344556
Adriano costaalmeida@gmail.com
ALISSONRODRIGO DA LOCHA RA: 297692
alissonlocha1973@gmail.com
FERNANDA APARECIDA VIEIRA DA SILVA RA: 337016
Fernandaap_14@hotmail.com
LIDIANE BRANDÃO GUGEL RA: 301691
brandaogugellidiane@yahoo.com.br
RICARDO MESQUITA DE OLIVEIRA RA: 342214
ricardo13mesquit@hotmail.com

FUNÇÃO

DEFINIÇÃO:

Função é um dos conceitos mais importantes da matemática. Existemvárias definições, dependendo da forma como são escolhidos os axiomas. Uma relação entre dois conjuntos, onde há uma relação entre cada um de seus elementos. Também pode ser uma lei que para cada valor x é correspondido por um elemento y, também denotado por f(x).

Ao relacionarmos espaço em função do tempo, número do sapato em função do tamanho dos pés, intensidade da fotossíntese realizada por uma planta em funçãoda intensidade de luz a que ela é exposta ou pessoa em função da impressão digital, percebemos quão importantes são os conceitos de funções para compreendermos as relações entre os fenômenos físicos, biológicos, sociais...

Observamos então que as aplicações de plano cartesiano, produto cartesiano, relações e funções estão presentes no nosso cotidiano.

[pic]

Valores assumidos por uma açãonuma Bolsa de Valores

Referência histórica: Os nomes Plano Cartesiano e Produto Cartesiano são homenagens ao seu criador René Descartes (1596-1650), filósofo e matemático francês. O nome de Descartes em Latim, era Cartesius, daí vem o nome cartesiano.

O plano cartesiano ortogonal é constituído por dois eixos x e y perpendiculares entre si que se cruzam na origem. O eixo horizontal é o eixodas abscissas (eixo OX) e o eixo vertical é o eixo das ordenadas (eixo OY). Associando a cada um dos eixos o conjunto de todos os números reais, obtém-se o plano cartesiano ortogonal.

[pic]

Cada ponto P=(a,b) do plano cartesiano é formado por um par ordenado de números, indicados entre parênteses, a abscissa e a ordenada respectivamente. Este par ordenado representa as coordenadas de umponto.

O primeiro número indica a medida do deslocamento a partir da origem para a direita (se positivo) ou para a esquerda (se negativo).



[pic]

O segundo número indica o deslocamento a partir da origem para cima (se positivo) ou para baixo (se negativo). Observe no desenho que: (a,b)[pic](b,a) se a[pic]b.



Existem vários tipos de funções. Dentre elas podemos citar:FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU: f(x)=ax+b

Consideremos x e y duas variáveis, sendo uma dependente da outra, isto é, para cada valor atribuído a x corresponde um valor para y. Definimos essa dependência como função, nesse caso, y está em função de x. O conjunto de valores conferidos a x deve ser chamado de domínio da função e os valores de y são a imagem da função. 

Toda função é definida poruma lei de formação, no caso de uma função do 1º grau a lei de formação será a seguinte: y = ax + b, onde a e b são números reais e a ≠ 0. 
Esse tipo de função deve ser dos Reais para os Reais. 

A representação gráfica de uma função do 1º grau é uma reta. Analisando a lei de formação y = ax + b, notamos a dependência entre x e y, e identificamos dois números: a e b. Eles são os coeficientes dafunção, o valor de a indica se a função é crescente ou decrescente e o valor de b indica o ponto de intersecção da função com o eixo y no plano cartesiano. Observe: 

Função crescente                                                            Função decrescente 

[pic]


Função crescente: à medida que os valores de x aumentam, os valores correspondentes em y também aumentam. ...
tracking img