Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atps de processos gerenciais.
Etapa 1
Passo 1
Em Administração, alguns aportes metodológicos e conceituais têm provado seu valor, ainda que sejam reinventados com a prática ao longo do tempo. O planejamento é um deles.
Planejar é decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer, para o alcance de uma situação desejada;
Planejamento é um processo queapresenta os caminhos a seguir, de modomais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços erecursos;
Planejar é definir um caminho para alcançar uma meta.
Ambas as definições conferem um tratamento de “arte” para a imprescindível tarefa de buscar direcionar todo o conjunto de recursos organizacionais - representados nos esforços das pessoas (dons, talentos, interesses eaptidões naturais) e na aplicação dos meios materiais disponíveis para fazer o que a empresa faz para o alcance de um desejo coletivo quanto ao futuro daquele “grupo de pessoas com um propósito’’.
O primeiro passo para iniciar um planejamento é construir uma visão de futuro.
Esse processo é um exercício de imaginação, de criatividade, de sonho mesmo. Assim como foi feito na etapa da identificação dasvocações e oportunidades locais, quando analisou-se a situação de cada área (econômica, social, político-institucional, cultural, ambiental) para, ao final, considerar todo o conjunto, o mesmo pode ser feito na visão de futuro.
Nesse momento, não é preciso entrar em muitos detalhes. Ainda não é a hora de dizer “o que fazer” ou “como fazer”, mas simplesmente apontar para onde se quer chegar.
Osprincipais elementos que compõem um planejamento são: missão, visão defuturo, valores, cenários, objetivos estratégicos, indicadores e metas.
O importante é que todos os esforços realizados pela organização, em qualquer área, tenham unidades e sejam coerentes com objetivo único de obter um desempenho superior.
Passo 2
Segundo o prof.Roberto Shinyashiki:
Visão de futuro é a arte de ver oinvisível. É arte de ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas. A visão de futuro transforma você numa pessoa especial. Quando vê o que quase todos vêem, deixa de ser alguém especial e vira maioria, e a maioria, infelizmente, é muito limitada. Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças. O verdadeiro empreendedor consegueenxergar o que está escondido nas entrelinhas. Ele se antecipa. Para as pessoas comuns, o ano de 2015 é um acontecimento do futuro; para os empreendedores, acontece hoje, pois sabem que o futuro é consequência do presente.
Eque para ele O sucesso tende a levar à acomodação. Pior ainda: leva à idéia de que as razões que nos fizeram vencer no passado vão continuar nos conduzindo ao pódio. Bobagem... Avisão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser. Já o professorPaulo Barreto tem uma forma mais ampla de ver e que complementam as do prof. Roberto Shinyashiki
A globalização é um fenômeno do mundo dos negócios, imprevisível e irresistível, gostemos dela ou não, o profissional do futurotem ficar conectado 24 horas, ou seja, o profissional deste século que quer ter uma carreira brilhante e de sucesso precisa estudar muito, participar de eventos, workshop, etc. para empreender neste mercado global.·.
Todos nós sabemos que para ter sucesso neste mercado global, precisamos abrir as janelas do futuro, Winston Churchill, ex - primeiro ministro da Grã-Bretanha, dizia na década de 50que os impérios do futuro seriam os impérios do conhecimento, da informação e da tecnologia. Essa afirmação nunca foi tão verdadeira. As grandes complexidades das empresas, das organizações e do mercado de trabalho global exigem um comprometimento com o estudo sistêmico permanente e a disposição para o aprendizado de novas habilidades.
Ambos se complementam é preciso ser um empreendedor.Mais...
tracking img