Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A História de Jacobina
Os Muckers - Um episódio
de fanatismo religioso

O que acontece quando fanatismo religioso e intolerância governamental se defrontam? O resultado foi mostrado, não há muitotempo, em um seriado de televisão sobre a Guerra de Canudos: ignorantes e com menos poder, os fanáticos normalmente são dizimados. Essa costuma ser a regra, repetida inúmeras vezes ao longo dahistória humana. E isso foi, também, o que aconteceu no episódio dos Muckers, um capítulo triste da história gaúcha.

Os muckers eram uma pequena comunidade de fanáticos religiosos que se formou no entãomunicípio de São Leopoldo — atualmente no de Sapiranga — na localidade situada ao pé do morro Ferrabrás. Como todo o município de São Leopoldo, aquela era uma área ocupada por imigrantes alemãescatólicos e protestantes, que haviam chegado ao Rio Grande do Sul a partir de 1824.

Esse grupo de fanáticos era liderado por Jacobina Mentz Maurer — que se julgava uma reencarnação de Cristo e queprometia construir a "cidade de Deus" para seus discípulos. Jacobina, desde criança, passava por "transes" e, quando nesse estado, diagnosticava doenças.

Em 1866, se casou com João Maurer, e sua famacomeçou a crescer. Um grupo de adeptos cada vez maior se reunia na casa do casal nos finais de semana. O movimento foi crescendo, Jacobina foi proclamada "Cristo" e chegou a escolher seus apóstolos.

Osseguidores de Jacobina seguiam regras rígidas. Não bebiam, não fumavam, e não iam a festas. Isso provocava uma certa resistência por parte dos demais colonos alemães - resistência que se tornou maiorquando os seus seguidores passaram a tirar as crianças das escolas comunitárias.

Muckers x Spotters

Essa antipatia entre os colonos "normais" e os seguidores de Jacobina fica bem expressa nosapelidos que respectivamente se deram: Mucker - falso religioso, santarrão - era a maneira como eram chamados os "fiéis" da novo "Cristo". E Spotter - debochadores - era como os seguidores de...
tracking img