Matematica financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO

VÂNIA MARIA MACEDO NAPOLEÃO

MATEMÁTICA FINANCEIRA I

Curvelo
2010

VÂNIA MARIA MACEDO NAPOLEÃO

MATEMÁTICA FINANCEIRA I

Trabalho apresentado ao Curso (Administração Bacharelado) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Matemática.Prof. Helenara Regina Sampaio

Curvelo

2010

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO
2 - DESEMVOLVIMENTO PARTE 01
2.1 - TAXA UNITÁRIA
2.2 - CAPITALIZAÇÃO E DESCAPITALIZAÇÃO
2.3 - MATEMÁTICA FINANCEIRA E O ADMINISTRADOR
2.4 - REGIME DE JUROS SIMPLES
3 - EXERCÍCIOS PARTE 02
3.1 - MONTANTES DE JUROS SIMPLES E DE JUROS COMPOSTOS
3.2 -MONTANTE
3.3 - MONTANTE ACUMULADO
3.4 - JUROS COMPOSTOS
4 - CONCLUSÃO

1 – INTRODUÇÃO

Falar de Matemática Financeira é conhecer os pequenos detalhes que fazem uma empresa lucrar, observando diferenciais que as outras não viram e com isso ganhar mercado ou sobreviver em momentos de crise. É uma ferramenta útil na analise de algumas alternativas de investimento oufinanciamentos de bens de consumo.
Tem por objetivo estudar as diversas formas de evolução do valor do dinheiro no tempo, bem como as formas de analise e comparação de alternativas para aplicação/obtenção de recursos financeiros.
De fato é a matemática que nos orienta em diversas atividades que desempenhamos diariamente, sem ela não seria possível entender e organizar, por exemplo, os nossoscontracheques, descobrir o aumento de impostos, a defasagem de salários, verificar aumento de produtos, definir ganhos de vendas, etc.
Conhecer a matemática no seu âmbito comercial e financeiro nos da o entendimento para compreender o mundo dos negócios e com isso realizar atividades lucrativas.

2 – DESENVOLVIMENTO

PARTE 01 – CONTEXTUALIZAÇÃO

2.1 – Pesquise sobre taxa unitária.

2.2 – De acordocom os conceitos e definições, denominamos de capitalização o processo de aplicação de uma taxa de juros sobre um capital, resultando de um juro e, por conseguinte de um montante estamos querendo saber o resultado da capitalização do valor atual. A partir dos conceitos apresentados caracterize o processo de descapitalização.

2.3 – Em que situações, a matemática financeira pode auxiliar oadministrador em suas atividades diárias? Dê alguns exemplos.

2.4 – Como podemos definir Regime de Juros Simples?

2.1 – Pesquise sobre taxa unitária.
Para entendermos melhor o assunto falamos primeiramente de Taxas de Juros que se refere a razão entre os juros recebidos ou ganhos e o capital inicial aplicado ou emprestado. E esta Taxa vai sempre se referir a um determinado período detempo como: dia, mês, ano, semestre, etc. E pode ser representada de duas maneiras:
• TAXA PERCENTUAL (refere-se ao centos, ou seja o valor dos juros para cada centésima parte do capital.)
• TAXA UNITÁRIA (centra-se na unidade de capital. Reflete o rendimento de cada unidade de capital em certo período de tempo.
Se você tiver uma taxa percentual de 20% ao ano indica umrendimento de 0,20 (20% / 100) por cada unidade de capital aplicada, ou seja:
Tu=20/100= 0,20

Se quiser tirar 20% do valor de $ 1.000,00, sabe-se que a Taxa Unitária é 0,20
Juro = $ 1.000,00 x 20 Juro = $ 1.000,00 x 0,20 = $ 200,00
100
A transformação da taxa percentual em unitária se processa simplesmente pela divisão da notação empercentagem por 100. Para a transformação inversa, basta multiplicar a taxa unitária por 100.
Exemplos:
|TAXA PERCENTUAL |TAXA UNITÁRIA |
|3,5% |0,035 |
|6%...
tracking img