Matematica financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Como são desenvolvidos os sistemas financeiros?
Os sistemas de amortização são desenvolvidos basicamente para operações de empréstimos e financiamentos de longo prazo, envolvendo desembolsos periódicos do principal e encargos financeiros.
A Matemática Financeira é uma área da matemática que aplica seus conceitos no estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo. A origem da MatemáticaFinanceira está intimamente ligada a dos regimes econômicos, o surgimento do crédito e do sistema financeiro.
A formação do sistema financeiro teve seu início com a vinda da Família Real portuguesa, em 1808, quando foi criado o Banco do Brasil. Com o tempo novas instituições foram surgindo, como a Inspetoria Geral dos Bancos (1920), a Câmara de Compensação do Rio de Janeiro (1921) e de São Paulo(1932), dentre outros bancos e instituições privadas e as Caixas Econômicas fortalecendo o Sistema.


2 - Defina com suas palavras sistema financeiro de habitação- Explique-os, caracterize-os.
Sistema Financeiro de Habitação - O Sistema Financeiro de Habitação é uma das alternativas para você comprar um imóvel residencial, novo ou usado, em construção ou concluído.
Criado em 1964, tem comoobjetivo facilitar a aquisição de casa própria para a população de baixa renda, propondo-se a respeitar a relação entre o salário do mutuário e o valor da prestação do financiamento. Caracteriza-se por viabilizar financiamentos a longo prazo.
A concessão de um financiamento inicia-se com a procura, pelos interessados, de
um agente financeiro. Os recursos para o financiamento podem ser oriundos dascontas vinculadas do FGTS, do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), demais Fundos ou mesmo recursos próprios do agente financeiro.

SBPE - É uma modalidade de compra da casa própria que utiliza recursos do sistema Brasileiro de Poupança e empréstimos isto é, o banco credor busca os recursos que são aplicados nas poupanças do sistema bancário e empresta para o cliente adquirir seuimóvel. É diferente do financiamento pelo sistema habitacional, mas tem alguns itens de exigências que se assemelham. Os valores dos imóveis, limite para a compra são menores variando dependendo da taxas de juros que o cliente escolher.

Quanto aos juros à diferença está que:
Na modalidade pré-fixada o saldo devedor não será corrigido e na modalidade pós-fixada haverá correção do saldo devedorpela TR (taxa referencial).
FGTS - A Carta de Crédito FGTS é uma linha de financiamento que oferece subsídio para você comprar a sua casa nova, utilizando recursos do FGTS. Conjugado atualmente ao Programa Minha Casa Minha Vida-PMCMV, que tem parceria com a União para concessão de subsídio, o financiamento está ainda mais atrativo.

Recursos Próprios – Como o próprio nome exemplifica, o agentefinanceiro negociará com o Banco, Construtora através dos seus recursos respeitando as leis inerentes a habitação, taxas dentre outras obrigações

3 - O que é;
Hipoteca - Direito real que garante o credor sem privar da posse o proprietário. Uma hipoteca pode ser feita sobre uma casa, um terreno, um navio, uma aeronave. Os credores hipotecários têm preferência, na ordem de sua inscrição, sobretodos os outros credores; em caso de não-pagamento, podem exigir a venda do bem gravado de hipoteca. Em caso de venda ou sucessão, os beneficiários devem purgar a hipoteca.

Carência - Significa a postergação só do principal, excluídos os juros. Os encargos financeiros podem, dependendo das condições contratuais, ser pagos ou não durante a carência. É mais comum o pagamento dos juros durante operíodo de carência. Na hipótese de decidir pela carência de juros, eles são capitalizados e pagos junto à primeira parcela de amortização do principal ou distribuídos para as
várias datas pactuadas de pagamento.

Encargos Financeiros - representam os juros da operação, caracterizados como custo para o devedor e retorno para o credor.

Prestação - É o pagamento efetuado ao longo da série de...
tracking img