Matematica discreta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2º Encontro da disciplina Comunicação e Expressão
Profa. Vanina C. Sigrist
Coerência e Coesão Textuais

1. Um texto não é apenas a soma de frases isoladas;
2. Um texto precisa criarrelações de sentido entre os seus enunciados, por exemplo, de adição, consequência ou contraste;
3. É a coesão do texto que garante essas relações, servindo de estrutura;
4. Mecanismos de coesão:a. Referência: “Paulo e José são excelentes advogados. Eles se formaram na Academia do Largo de São Francisco”.
b. Substituição: “Pedro comprou um carro novo e José também”.
c.Elipse: “- Paulo vai conosco? – Vai.”
d. Conjunção: “Após o violento tumulto, houve paz”.
e. Repetição ou uso de sinônimos: “Uma menininha correu ao meu encontro. A garota parecia assustada”.Leitura:
Dona de uma luminosidade fantástica em seus 240 quilômetros quadrados, a ilha de Itaparica elegeu a liberdade como padrão e fez da aventura uma experiência que não tem hora para começar.Ali tudo flui espontaneamente, desde que o sol nasce, anunciando mais um dia, até a noite chegar, com o luar refletindo no mar e as luzes de Salvador como pano de fundo. De resto, a ilha funciona comoum quebra-mar que protege todo o interior da Baía de Todos os Santos. É a maior de todas as 54 da região. Ela abriga o único candomblé do mundo consagrado aos eguns, nome atribuído aos espíritos dosmortos.
(Kátia Simões, Shopping News, Caderno de Turismo, p.10, 12/03/89)

Principais recursos coesivos: pronomes (este, esse, aquele, tal, meu, seu, algum, todo, cujo, ele, ela, isto, aquilo,nenhum, que), advérbios (lá, ali, aí, onde, aqui, a seguir, acima)

Leitura:
Todo jornalismo é político, no sentido amplo da palavra. Se política é a ciência dos fenômenos relacionados com o Estado,e se o Estado é a nação politicamente organizada, quando um repórter escreve sobre qualquer fato ocorrido no país, mesmo sobre um assassinato no morro da Mangueira, está fazendo jornalismo...
tracking img